Na sessão ordinária desta quinta-feira (22) na Câmara Municipal de Petrolina, o tema central foi os recorrentes alagamentos nos bairros da cidade devido às chuvas. Entre os vereadores que se pronunciaram, a bancada da oposição enfatizou a necessidade de recursos adequados para atender às demandas da população.
“É importante frisar que os problemas enfrentados não são simplesmente decorrentes das chuvas, mas sim da falta de responsabilidade por parte do poder público municipal”, afirmou Gilmar Santos.
Ele ressaltou que nos últimos sete anos, Petrolina teve um orçamento municipal considerável, ultrapassando os seis bilhões de reais, evidenciando que recursos não têm sido o problema. “Durante esses últimos sete anos Petrolina teve para mais de seis bilhões de reais dentro do orçamento Municipal, fora as emendas parlamentares, ou seja, não falta dinheiro para investir em questões básicas, como é o caso do saneamento e do sistema de micro e macrodrenagem. Aqui se fala toda hora para se apresentar emenda, nesses últimos sete anos não faltou dinheiro, o que faltou foi compromisso”.
Santos citou diversos bairros afetados pelos alagamentos, incluindo relatos de moradores em situações extremas, como uma senhora com câncer impossibilitada de sair de casa devido à inundação. “Nós temos hoje diversos bairros transtornados mães pais de família criança é o caso particular do Dom Avelar, do Mandacaru, do Antônio Cassimiro, do São Gonçalo, do Jardim Petrópolis, do Henrique Leite, do João de Deus, do Santa Luzia. Nós recebemos a pouco o apelo de uma senhora que está com câncer e não consegue sair da cama, porque a casa está toda alagada, ela não tem condições de mobilidade”
O vereador expressou a indignação da população com a situação, sugerindo que a prefeitura deveria se envergonhar da sua gestão. “Não tenho como provar aqui se estão roubando o dinheiro, mas tem um comprovar de que está sendo roubado a paciência e a dignidade a saúde da nossa população porque está aí, em todos os meses de comunicação a população reclamando, são vídeos e mais vídeos desse transtorno. Em agosto do ano passado por pressão do Ministério Público, nós tivemos aqui uma audiência para discutir a macro e microdrenagem nada até agora saiu do papel”
Por outro lado, Gilberto Melo (União Brasil) discordou da visão apresentada por Santos, argumentando que os problemas não são exclusivamente culpa da gestão pública, mas também relacionados à ocupação irregular de áreas vulneráveis, como invasões. “Discordo do colega vereador, eu tenho certeza que a gestão do Simão Durando tem feito muito por nossa cidade. A gente não consegue atender todas da cidade do tamanho que é Petrolina e a gente sabe das necessidades que as pessoas têm de baixa renda, de estar em um terreno numa localidade que o valor é mais barato, como invasões, então a gente sabe dessas pessoas que estão lá na ponta que tão passando por essa dificuldade, porque por não ter um um dinheiro para comprar um terreno no centro num bairro que não tenha alagamento”.
Gaturiano, do partido Lama Vila Vitória, ressaltou a situação crítica enfrentada pelos moradores dessa região, apontando a falta de investimentos ao longo dos anos. “Tive no Vila Vitória, a situação é muito difícil até para as pessoas sairem de dentro da sua própria casa ali tomada por lama. Esse tempo todo, oito anos de gestão não tem nenhuma benfeitoria feita por lá”.
Além disso, ele anunciou que na próxima sessão, apresentará um requerimento para levantar informações sobre as ordens de serviço emitidas pela prefeitura nos últimos dois anos, visando maior transparência e prestação de contas à população. “Na próxima sessão estarei apresentando um requerimento pedindo informações de quantas ordens de serviços o prefeito Simão já deu durante esses dois anos à frente da prefeitura de Petrolina. Então, na próxima sessão estarei apresentando o requerimento para saber qual os projetos que já foram retirados do papel e as assinaturas de serviço que o prefeito deu ao longo desse seu mandato”.
Por fim, Zenildo do Alto do Cocar (MDB), em defesa da gestão municipal, destacou os avanços realizados em Petrolina sob a administração do prefeito Simão, ressaltando a transparência e o compromisso com o desenvolvimento da cidade. “Confiamos na liderança do prefeito para continuar transformando a cidade”, afirmou Zenildo.