Falta de convênio entre Governo do Estado e SOTE deixa jornalista a espera de cirurgia após acidente de moto em Juazeiro: “a transferência pode durar um mês”

0

Uma longa espera para quem se envolve em acidentes e precisa passar por cirurgias em Juazeiro tem sido motivo de grande sofrimento. Tudo isso por conta da falta de um convênio entre o município baiano com o Hospital SOTE (Serviço de Ortopedia e Traumatologia Especializada).

A jornalista e produtora cultural, Kátia Gonçalves, é um dos exemplos. Após quebrar a clavícula durante um acidente de moto, ela está internada na unidade desde terça-feira (25), mas não sabe quando conseguirá passar por cirurgia. “Estou em fila de espera da regulação, até que apareça vaga em alguma unidade que realize a cirurgia pelo SUS. Soube por um médico que a transferência pode demorar até um mês”, explica.

Após mobilização, a Secretaria de Saúde de Juazeiro conseguiu autorização para que Kátia realize, na manhã desta quinta-feira (27), a tomografia em um hospital de Petrolina, porém, depois ela deve retornar à SOTE . “Na SOTE não faz sequer uma tomografia, fiz apenas uma radiografia, que indicou que a minha clavícula estava quebrada, mas era necessário saber se a cabeça foi afetada. Estou sentindo dores e não sei quando vou conseguir fazer a cirurgia”, diz.

A falta de convênio entre a gestão municipal e o SOTE causa também impacto ao Hospital Universitário de Petrolina, que vive em constante situação de superlotação e, com a pandemia do novo coronavírus, também recebe pacientes diagnosticados com Covid-19. “Imagine quantas pessoas não sofrem acidentes diariamente na região e são encaminhados para o atendimento HU, superlotando a unidade. Lembrando que o hospital atende pacientes diagnosticados com Covid-19. Esse atendimento tem que ser descentralizado, pois os pacientes estão a mercê, e isso é um absurdo”, opina Kátia.

Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação da prefeitura de Juazeiro afirmou que, apesar do convênio ser responsabilidade do Governo do Estado, o município estava em tratativas com a direção do Hospital SOTE para estabelecer convênio entre o município e a unidade para oferta de serviços de ortopedia e traumatologia.