Na noite desta quarta-feira (05), moradores dos bairros Vila Nova e Vila Marcela, em Petrolina, enfrentaram mais uma interrupção no fornecimento de energia elétrica, situação recorrente na localidade. O problema gerou transtornos, prejuízos e indignação, levando a reclamações no programa Nossa Voz.
O ouvinte Lindovaldo relatou sua insatisfação ao vivo, destacando os impactos da falta de energia em sua rotina e nas condições de armazenamento de alimentos. “O sensor da geladeira não funciona, você perde seu tempo e seus produtos. Você sabe que o tempo hoje é valioso”, desabafou. Segundo ele, a queda ocorreu por volta das 22h da quarta-feira e só deveria ser resolvida na manhã desta quinta-feira. “A previsão que deram foi para 10 horas da manhã de hoje, mas até lá, os alimentos na geladeira já podem estar comprometidos”, lamentou.
Além dos danos materiais, Lindovaldo também criticou o impacto no descanso dos moradores. “E o seu sono para trabalhar? Cansados, desgastados, ninguém resolve nada. Eles sempre dão entrevistas, mas até hoje não resolvem nada”, afirmou.
Os moradores de outros bairros também relataram problemas semelhantes. Em Monsenhor Bernardino e no Residencial Padre Cícero, diversos moradores reclamaram da falta de energia e dos transtornos causados pela interrupção do serviço.
Maxwell, morador do Residencial Padre Cícero, também expressou sua indignação. “Pois é, já é a segunda noite seguida que essa linha de energia presta um desserviço à comunidade do bairro. Todo o entorno está sendo afetado. Começou na terça-feira com a energia oscilando muito, caiu, retornou apenas na alta madrugada e essa última noite foi inteira sem energia. Ela começa oscilando, com muita queda de tensão.”
Ele destacou os riscos para aparelhos eletrônicos. “Isso afeta os equipamentos eletrônicos que a gente tem em casa. Eu tive que ficar monitorando o tempo inteiro, desligando na chave. Quando a gente acreditava que ia restabelecer e ligava novamente, percebia que a tensão caía, podendo causar danos. Eu ainda vou verificar se meus equipamentos foram afetados.”
Maxwell também criticou o atendimento da Neoenergia. “Liguei várias vezes à noite para os telefones de contato e WhatsApp que eles disponibilizam, mas não consegui falar com ninguém. Parece que é uma inteligência artificial que passa informações muito superficiais.”
Neoenergia se posiciona
Em nota, a Neoenergia Pernambuco informou que o fornecimento de energia foi normalizado às 9h03 desta quinta-feira (06). A distribuidora explicou que a interrupção ocorreu devido a um equipamento da rede de distribuição que foi avariado na noite de quarta-feira. “Equipes da distribuidora seguiram trabalhando na ocorrência desde a madrugada para normalizar o serviço”, afirmou a empresa.
Mesmo com a normalização do serviço, os moradores seguem insatisfeitos com a recorrência do problema e cobram soluções definitivas para evitar novos transtornos.