O São João de Petrolina 2025 está chegando, e com ele cresce a expectativa dos petrolinenses para viver um dos maiores momentos da cultura nordestina. A cidade, que deu início às comemorações ainda em abril, se aproxima do principal evento, que é o São João de Petrolina. De 13 a 23 de junho, o Pátio de Eventos Ana das Carrancas ficará repleto de forrozeiros.
Para os petrolinenses, essa é a oportunidade de participar de um dos maiores festejos do país. É o que expressa Gabriel Santiago, de 20 anos. “Vejo que é mais que um evento, você sente que a cidade anseia por esse período, e é fantástico. A gente não precisa ir pra outra cidade, já que o São João daqui é bem diversificado e consegue ser bem eclético. Espero que realmente supere os anos anteriores. A responsabilidade tá alta!”, relata o morador do bairro Jardim Amazonas.
Com o tema “É a cara da nossa gente”, celebra o povo de Petrolina. O evento terá um total de nove dias de festa, reunindo mais de 100 atrações musicais, com estilos variados que valorizam a cultura e as raízes nordestinas. A festividade é gratuita e atrai públicos de todas as idades e gostos.
Além da presença confirmada dos petrolinenses, a pluralidade do evento vem chamando atenção de outras regiões. Anualmente, Petrolina recebe turistas de cerca de 150 cidades durante as festividades. Uma das promessas deste ano é a recepção de mais de 50 mil visitantes, o que movimenta significativamente a economia da cidade. A família de Gabriel Santiago é natural de Salvador, e a cada ano traz mais alguém para curtir a festa. “Minha família é de Salvador e sempre vem em peso para cá durante os festejos, por conta dos nossos relatos dos anos anteriores. Sempre que eles vêm, já voltam no ano seguinte trazendo mais um turista”, conta o jovem Gabriel.
Texto: Assessora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação
Fotos: Deivid Menezes, Emerson Leite e arquivo de Gabriel Santiago.