Feira de Produtos Didáticos e novo edital de doutorado fortalecem parceria entre SEDUC Juazeiro e UPE  

0

Professores, coordenadores pedagógicos e gestores da rede pública de Juazeiro estão convidados a participar da Feira de Produtos Didáticos, que será realizada no dia 3 de julho, das 14h às 17h, na Escola de Formação da SEDUC (bairro São Geraldo, próximo à UNEB). A atividade faz parte da programação do IV Congresso Interdisciplinar em Educação, Saúde e Meio Ambiente (CIESA) promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), da Universidade de Pernambuco (UPE), em parceria com a Secretaria de Educação. Nos demais dias do evento (2 e 4 de julho), as atividades acontecerão na UPE.

Durante a feira, egressos do PPGFPPI apresentarão materiais pedagógicos desenvolvidos a partir de suas pesquisas, como cartilhas, podcasts, sequências didáticas, e-books, guias educacionais e propostas de formação. Os produtos, criativos e práticos, foram pensados para aplicação direta em sala de aula, trazendo contribuições significativas ao trabalho docente e à aprendizagem dos estudantes.

Outra novidade importante é o lançamento do edital de seleção para o curso de doutorado profissional, com ingresso em 2026.1. As inscrições estarão abertas entre os dias 1º de julho e 1º de agosto de 2025, pelo site https://ppgfppi.upe.br. Um dos destaques deste ano é o aumento expressivo no número de vagas ofertadas para educadores da rede municipal: o que antes era apenas uma vaga para o doutorado agora passou para cinco. Também está previsto um crescimento no número de vagas para o mestrado, que serão lançadas ainda este ano, ampliando o acesso à formação stricto sensu dos profissionais da educação básica.

Essas ações fazem parte do convênio firmado entre a SEDUC Juazeiro e a UPE, que garante espaço e público para essas iniciativas. O fortalecimento dessa parceria reflete o empenho da gestão municipal com a valorização dos educadores, promovendo acesso qualificado à pós-graduação e ao desenvolvimento de práticas inovadoras nas escolas da rede.

___

Texto: Ascom/PMJ