Fernando Dueire tomou posse, nesta quarta (7), em Brasília, como senador da República por Pernambuco. Ele assume o lugar de Jarbas Vasconcelos (MDB), licenciado para tratamento médico. O novo senador vai atuar pelos próximos quatro meses, prazo estabelecido para o retorno do titular.
A solenidade de posse foi comandada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) acompanhada pelo presidente nacional do MDB, Deputado Federal Baleia Rossi e pelo ex-deputado federal e presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho.
No primeiro discurso após a posse, Dueire reconheceu que o Brasil passa por “um momento difícil” e ressaltou a necessidade de “somar esforços neste período de transição de governo”.
“São tempos de dificuldades e intolerância. Cabe a cada um, em sua trincheira e no conjunto, a dura tarefa de superar essa fase trabalhando para melhorar o ambiente, com as armas do diálogo, compreensão, força e entendimento”, afirmou, destacando a importância de se discutir projetos e iniciativas, “sem amarras ideológicas e partidárias”.
Ele também lembrou a trajetória política do titular do mandato. Segundo o novo senador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos “é o mais vitorioso político pernambucano”.
“Com seis eleições majoritárias conquistadas, ele é o responsável por minha presença neste plenário e pela toga que hora sou investido. Tenho o desafio de honrar sua ausência durante esse período”, afirmou.
Histórico
Fernando Dueire é formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco e servidor público concursado.
Durante mais de 20 anos, trabalhou com Jarbas Vasconcelos. Foi secretário de infraestrutura e membro de conselhos estaduais no governo do senador licenciado, entre 1999-2006, além de seu assessor técnico no próprio Senado Federal.
“Fui seu secretário de estado por oito anos no governo de Pernambuco. Aprendi muito com Jarbas, que, com sua ira santa e saúde civil, me distinguiu pela confiança de partilhar os desafios de atualizar a infraestrutura de Pernambuco em seus múltiplos pilares”, afirmou.
No discurso, Fernando Dueire disse que chega à Casa “firme nas convicções, maduro na compreensão das circunstâncias e fiel à minha visão de mundo”.