Festival Cine Proa chega à comunidade quilombola Mata de São José, em Orocó (PE)

0

A exibição, que marca o encerramento do I Cine Proa – Festival de Documentários do Sertão do São Francisco, vai acontecer neste domingo (20)

O I Cine Proa – Festival de Documentários do Sertão do São Francisco vai encerrar a sua programação neste domingo (20), às 18h, na Escola José Bonifácio, na comunidade quilombola Mata de São José, em Orocó. O evento, realizado pela Abajur Soluções, vem acontecendo desde o dia 9 de setembro e exibiu a sua programação também em Petrolina, no Sertão do São Francisco. Todas as atividades são gratuitas e acessíveis.

Realizada com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através da Lei Paulo Gustavo (LPG), e apoio da Prefeitura de Petrolina, a programação do Cine Proa reúne 16 filmes pernambucanos. Neste domingo, a comunidade de Mata de São José vai poder conferir os filmes “Eu sou raiz” (Orocó/Carpina), “Fé na reza” (Petrolândia/Tacaratu), “Moagem” (Ingazeira) e “Serra da Inveja” (Exu).

De acordo com o idealizador e coordenador técnico do projeto, o Cine Proa tem como objetivo fortalecer a produção e difusão de documentários, o debate e o intercâmbio entre produtores. “Documentários informam, estimulam reflexões na sociedade, preservam a história e a memória do nosso território. O Cine Proa nasceu nesse contexto de reflexão, como uma forma de promover essa linguagem e atrair novos públicos para os debates que emergem dessa tradição”, conta Fernando.

A seleção dos filmes que compõem a mostra foi realizada por uma comissão de curadores, que analisou quase 50 obras. Além de integrar a programação do Festival, cada filme habilitado recebeu uma premiação em dinheiro, entre R$ 300 (curta-metragem) e R$ 500 (média-metragem).

Ficha Técnica do Projeto

Coordenação técnica e programação: Fernando Pereira

Produção e produção executiva: Camila Rodrigues

Apoio: SEDUCE – Prefeitura de Petrolina-PE

Parceria: Projeto F(r)icções

Incentivo: Lei Paulo Gustavo – Ministério da Cultura/Governo Federal/Governo de Pernambuco

Intérprete de Libras: Ely Vieira

Assessoria de comunicação: Eneida Trindade

Programação Visual: Giovane Peixoto

Realização: Abajur Soluções Artísticas