Festival Edésio Santos abre programação nesta sexta-feira (28) e celebra quase três décadas de tradição

0

A 27ª edição do Festival Edésio Santos da Canção começa nesta sexta-feira (28), no Centro de Cultura João Gilberto, com a noite de eliminatórias, que reúne as 20 canções classificadas entre as 199 inscritas. No sábado (29), acontece a final, quando serão definidas as 10 finalistas e anunciados os vencedores do 1º, 2º e 3º lugar, além dos prêmios de Melhor Intérprete e Melhor Música pelo Júri Popular. Amparado por lei municipal e consolidado como uma das tradições culturais mais importantes de Juazeiro, o festival celebra quase três décadas de história. Os campeões também se apresentam no dia 30, no palco do Festival A Bossa!.

Realizado pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), o festival reúne composições de diferentes estilos e regiões do país. Em 2025, foram selecionadas 20 canções para a eliminatória, com um terço das vagas destinadas a artistas juazeirenses ou residentes há pelo menos cinco anos.

“Este ano traz duas inovações importantes: todo o processo do festival será digital, incluindo as notas dos jurados, o que agiliza o resultado; e os troféus serão entregues no palco da Bossa, ampliando a visibilidade dos vencedores”, destaca o superintendente de Cultura, Hertz Félix.

Nesta edição, o Edésio Santos presta homenagem a João Gilberto, filho ilustre de Juazeiro e criador da Bossa Nova. Como parte da celebração, o evento integra oficialmente o Festival A Bossa!, que encerra a programação após as noites de competição, reunindo nomes consagrados como Lenine, Vanessa da Mata, Roberta Sá, Roberto Menescal e Daniel Jobim.

A eliminatória acontece nesta sexta-feira (28), às 19h, com a apresentação das 20 músicas classificadas. No sábado (29), o público conhece as 10 finalistas e, em seguida, os vencedores. Confira a ordem de apresentações da noite de abertura:

ORDEM DAS APRESENTAÇÕES – PRIMEIRA NOITE

Casaca de Couro – Paulo Soares e Renato Augusto | Intérprete: Paulo Soares

Eleonor – Mario de Oliveira Sobel e Noel Tavares | Intérprete: Arthur Philipe

A Natureza Chora – Diego Luan Bonfim | Intérprete: Emerson Félix

Armo-me de Livros – Pablo Gregório Marinho Patriota Passos | Intérprete: Greg Marinho

Cadê o Meu Angari – Marcílio Cordeiro de Marins | Intérprete: Deyse Gois

Eu Não Me Acostumei – Gilmara Lima Alves da Silva | Intérprete: Ana Rizia de Carvalho Lima Azevedo

A Roda do Tempo – Eugênio Cruz | Intérprete: Ivan Greg

O Segredo da Estrada – Guilliard da Silva Pereira | Intérprete: Guilliard Pereira

Ciência da Abelha – José Melquiades da Paixão Araújo Júnior | Intérpretes: Joana Sousa e Zé Martins

Psicosfera – Antônio Silva de Oliveira | Intérprete: Antônio Silva de Oliveira

Enquanto Me Deixarem Cantar – Keréto | Intérprete: Keréto

Onde Você se Esconde – Luana Alcântara Siqueira | Intérprete: Luana Alcântara

As Luzes Vêm do Céu – José Augusto | Intérprete: Guto

Trem das Almas – Roberto Maestrini e Wênia Trindade | Intérprete: Wênia Trindade

Dois em Um – Heliandro Silveira Batista | Intérprete: Márlica

A Pergunta que Não Quer Calar – Bruno Kohl | Intérprete: Bruno Kohl

Flores e Canção – Joyce Silva Guirra dos Santos | Intérprete: Joyce Guirra

Rara – Jilcleison Nascimento da Silva | Intérprete: Jil Nascimento

Boêmio – José Carlos Santos de Lima e Carlo Brasil | Intérprete: Carlos Lima

Vim Mimbora – Lais Freire Bezerril Soares | Intérprete: Lais

___

Texto: Ascom/PMJ