A literatura vai ganhar as ruas e navegar pelo Velho Chico durante o Festival Juá Literária 2025, que acontece de 22 a 25 de outubro, em Juazeiro (BA). Parte fundamental da programação, os espaços itinerantes ampliam o alcance do festival ao promover a circulação da leitura, da poesia e da contação de histórias em diferentes territórios do município.
A proposta é descentralizar as ações e levar a experiência literária a novos públicos por meio de três iniciativas principais: a Praça do Zé Livrório, as Embarcações de Poesias e a Lotação Literária (Busarte).
Programação
Embarcações de Poesias
23 de outubro
10h – Ezter Liu
16h – Slam das Minas
24 de outubro
10h – Poetas locais
16h – Marias de Cá com Pok Ribeiro e Mariana Guimarães
25 de outubro
10h – Ezter Liu
16h – Wil Contador
Lotação Literária – Busarte
21 de outubro – Distrito Junco (manhã e tarde)
22 de outubro – Distritos Abóbora (manhã) e Pinhões (tarde)
23 de outubro – Distrito Itamotinga (manhã) e distritos Mandacaru e Maniçoba (tarde)
Praça do Zé Livrório
24 de outubro – Distritos Massaroca e Juremal (manhã) e Carnaíba (tarde)
Com essa programação, a Juá Literária reafirma seu compromisso com a formação de leitores e a valorização da literatura como ferramenta de transformação social, chegando a espaços muitas vezes distantes dos circuitos tradicionais de eventos culturais.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação (SEDUC), dentro do Programa Juá Literária, com apoio da Editora IMEPH, Ande Livros, Governo do Estado da Bahia e Fundação Pedro Calmon, e produção da Carranca Produções e Entre Versos e Canções Produções Artísticas.
Com curadoria do poeta e cantador Maviael Melo, o Festival Juá Literária é a culminância do programa municipal que integra educação, cultura e arte, celebrando a leitura e os diversos modos de narrar o mundo.
—
Ascom/PMJ