Troca de experiências e alinhamento de ações estratégicas para o desenvolvimento regional marcaram, nesta segunda-feira (24), em Petrolina, a 1ª reunião itinerante dos Conselhos Empresariais da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) nos sertões do Araripe e do São Francisco.
O encontro trouxe a Petrolina representantes de importantes segmentos econômicos de municípios como Araripina e Trindade, e abordou temas relevantes para a região, entre eles a matriz energética. A programação incluiu uma apresentação institucional e uma visita técnica à unidade de distribuição da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás).
Para o diretor da Unidade Regional Sertão do Araripe (URSA), Fábio Monteiro, a reunião foi extremamente positiva, especialmente pela troca de experiências com o empresariado local e pela perspectiva de novos caminhos para a economia do Araripe. “Nossa produção de gesso atende 95% da construção civil do Brasil, e isso reforça a necessidade de buscarmos sustentabilidade e continuidade para o setor, por meio de uma matriz energética que substitua a lenha”, destacou.
Monteiro acrescentou que, apesar de a lenha ser o combustível mais barato do mundo, seu uso exige manejo adequado e ações de reflorestamento das áreas exploradas.
O diretor adjunto da Unidade Regional Sertão do São Francisco (URSF/FIEPE), Huberto Costa, também avaliou positivamente o encontro e ressaltou o papel das unidades regionais da FIEPE no fortalecimento industrial e socioeconômico do interior. “Uma reunião com o claro objetivo de fortalecer o setor empresarial dos sertões do Araripe e do São Francisco. A primeira de uma sequência de encontros frutíferos”, concluiu. Ainda durante a programação, a comitiva do Araripe realizou uma visita técnica aos laboratórios do SENAI Petrolina.



