Fim de ano: Comércio de Petrolina tem balanço positivo com faturamento equiparado a período anterior a pandemia

0

O presidente do Sindilojas, Joaquim de Castro fez a avaliação preliminar das vendas do setor no período natalino. Em entrevista ao Nossa Voz desta segunda-feira (27), ele revelou que no comparativo com o ano passado, a perspectiva é de 6% de crescimento no faturamento das empresas do ramo varejista. 

A maior adesão dos lojistas à Campanha Natal da Cidade e a parceria com a  prefeitura de Petrolina, que promoveu este ano o Natal Iluminado foi um dos fatores que levaram ao balanço positivo. “Esse ano tivemos uma campanha diferente, porque tivemos a parceria com a prefeitura que entrou pra valer com iluminação e ornamentação da cidade. Ficou realmente muito bonito, atraiu muita gente para o Centro da cidade e isso era um sonho que a gente alimentava há muito tempo e esse ano aconteceu. O que a gente considera é que esse Natal nesse formato foi apenas o primeiro, foi um passo importante dado pelas entidades, pela prefeitura principalmente, na ornamentação. Nós esperamos que isso ocorra nos anos seguintes”. 

Os indicadores também trazem a expectativa sobre a manutenção do clima aquecido nas vendas. “Alguns lojistas com que conversei já mostraram que já tinham atingido o nível de 2019, o que é muito bom porque mostra que estamos retomando o período anterior à pandemia. Porque o ano passado usamos como referência porque temos que usar, mas na realidade foi um período em que a atividade econômica no período sofreu muito. E sem dúvida se comparar 2021 com 2020, há essa distorção por conta da base que é baixa de 2020, mas quando chega ao nível de 2019 você sente que houve uma recuperação. E a perspectiva que nós temos é de 6% de crescimento em relação ao ano passado. Ainda é pouco, porque, como eu disse, a base é baixa, mas é uma sinalização importante no sentido de nós recuperarmos o faturamento das empresas que tínhamos em 2019 e muitas delas com certeza atingiram isso”, relatou.