Como anunciado em dezembro de 2021, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) retomará os atendimentos às crianças com a Síndrome Congênita do Zika (SCZ/Microcefalia) agora em janeiro de 2022. Para isso, toda a equipe multiprofissional do serviço, composta por Fisioterapeutas, Fonoaudiólogo e Terapeuta Ocupacional, será treinada.
A capacitação/reciclagem teve início no dia 05 e encerrou ontem (12) com a equipe de fisioterapia. “Tivemos dois momentos. O primeiro sobre o Manejo Fisioterapêutico de Crianças com Microcefalia, ministrado pelo membro atuante do Programa de Microcefalia de Pernambuco, Wilhelm Rodrigues. E o segundo, também com o mesmo tema, ministrado pela professora da Universidade de Pernambuco, Emília Ferraz”, esclarece a fisioterapeuta Yslaíny Araújo.
Além da parte teórica, a equipe também teve a parte prática, com crianças que serão atendidas na Unidade nesta retomada. “Fizemos o convite e as mães do Fernando e do Antony se dispuseram a trazê-los. Foi muito importante porque pudemos vê-los de perto para avaliar e traçar um planejamento diante das novas demandas”, pondera.
O retorno já está agendado para esta sexta-feira (14). “A expectativa é muito positiva e nós estamos prontos para oferecer o melhor serviço dentro do SUS para essas crianças”, ressalta a profissional.
Vale lembrar que ainda em dezembro foi realizada uma reunião com as representantes do grupo de mães, a Coordenadora do Núcleo de Apoio às Famílias das Crianças com a Síndrome da Zika Congênita e outras Doenças Raras da VIII Geres, Luciana Lustosa Florintino, e a coordenadora geral da UPAE Petrolina, Grazziela Franklin.
Na oportunidade, a gestora relembrou a necessidade de mudança de perfil da UPAE durante a pandemia (de ambulatório para hospital de campanha), ouviu as demandas das mães e se comprometeu a ajudar no que fosse possível.
“É muito bom ver as coisas saindo do papel e do campo das ideias. Fizemos a reunião, traçamos as metas e estamos seguindo com o nosso cronograma. Vamos retomar os atendimentos essa semana e estamos muito felizes de poder ofertar novamente esse serviço”, conclui Grazziela.