As ações culturais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de uma cidade, como fortalecimento da identidade local; educação e inclusão social e desenvolvimento econômico. Durante o ano de 2024 Petrolina vivenciou uma série de ações culturais realizadas pela Prefeitura, em parceria com a Secretaria Executiva de Cultura, essas iniciativas chegaram na zona urbana e rural e deixaram um impacto significativo na comunidade.
Os eventos foram iniciados no mês de fevereiro, com o tradicional Concurso de Fantasias Carnavalescas e a 24ª edição do Baile Municipal. Em abril, os petrolinenses renovaram a sua fé assistindo ao espetáculo da Via Crucis. No mês de junho, as ações foram intensificadas com uma série de eventos que celebram as tradições populares do período junino. Começando pelo concurso de Quadrilhas Juninas, que esse ano teve sua primeira edição do Concurso de Quadrilhas Mirins, que reuniu crianças das escolas municipais com belíssimas apresentações.
Ainda no mês de junho, a população acompanhou o Concurso de Sanfoneiros e o Festival de Violeiros. Ao longo do ano, as comunidades da zona urbana e rural receberam as apresentações dos Concertos Itinerantes, realizados pela Philarmônica e a Camerata 21 de Setembro. No mês de aniversário da cidade, setembro, foi realizado o tradicional desfile alegórico artístico, que teve como o tema a nossa rica Caatinga. Em novembro aconteceu mais uma edição do Festival de Música Geraldo Azevedo, que reuniu artistas de vários lugares do Brasil e o show de encerramento foi com a apresentação da cantora, Zizi Possi.
Já entre as ações de incentivo à cultura, a Secretaria Executiva divulgou os editais da Política Nacional Aldir Blanc e a posse do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Outro grande passo para a preservação da memória da cidade e da região, foi o início da reforma do Museu do Sertão. Com tantos resultados positivos, a expectativa é que em 2025 todas as ações sejam intensificadas, com uma programação mais vibrante e que envolva a comunidade em novas experiências.