O tradicional ritmo do forró será o destaque da noite desta sexta-feira (16), a partir das 19h, na Casa de Shows Zé Matuto, em Petrolina. A festa faz parte da segunda edição do São João Ismep e tem como objetivo arrecadar recursos para a construção do Hospital do Câncer do Sertão Araripe (HCSA), que está em fase avançada de obras em Araripina, no Sertão de Pernambuco.
Entre as atrações confirmadas estão os sanfoneiros Sérgio do Forró e Adãozinho de Rajada, além da dupla Katin e Ivan Greg. Os ingressos custam R$ 30 e podem ser adquiridos antecipadamente no Centro Social Pio XI, na Travessa São Francisco, 265, e na Rádio Rural FM, no Centro de Petrolina. Também haverá bilheteria no local no dia do evento. Segundo a organização, mais de 1.200 ingressos já foram vendidos.
Uma das organizadoras, Ingride Lima, destacou a importância da iniciativa e o envolvimento da comunidade na construção da unidade hospitalar. “Estamos com obras muito avançadas, já temos uma grande estrutura, e é um hospital que está sendo construído por muitas mãos. Isso é algo muito importante. A nossa expectativa é que ele possa funcionar ainda este ano”, afirmou.
Ela ressaltou que o hospital vai oferecer todos os serviços voltados ao atendimento oncológico. “Inicialmente o atendimento será para o público adulto, incluindo apoio psicológico. Mais à frente, pensamos também no atendimento pediátrico. É uma estrutura muito necessária. Pode parecer distante para quem mora em Petrolina, mas quando se entende o funcionamento da Rede PEBA, percebe-se o quanto isso vai impactar positivamente aqui também”, explicou.
Ingride destacou que a unidade deve ajudar a desafogar hospitais da região. “Hoje o Dom Tomás, por exemplo, atende dezenas de municípios. A nova unidade em Araripina também irá absorver essa demanda, fortalecendo a rede de atendimento oncológico do estado e do Piauí.”
Sobre a mobilização em torno do evento, Ingride ressaltou a adesão dos artistas e do público. “É um evento que vem sendo construído há dois meses, com muitas mãos. Temos artistas locais, pessoas influentes, todo mundo divulgando, ajudando, gravando vídeos, compartilhando. Já temos 1.200 ingressos vendidos e ainda vamos ter vendas na hora, além de sorteios para quem chegar cedo. É muito bonito ver como as pessoas estão abraçando essa causa”, disse.
O hospital já conta com 10 consultórios médicos, sala de quimioterapia em fase final, aparelho de cintilografia, poltronas, gerador de energia elétrica e equipamento de raio-X. A estrutura está sendo instalada onde antes funcionava o hotel municipal, e a expectativa é atender pacientes de Pernambuco e do Piauí ainda este ano.
Ao final, o cantor Elisson Castro, um dos voluntários da noite, também deixou seu convite: “Já estou em clima de São João, muito animado para esse evento e está todo mundo convidado. Vamos unir forró de qualidade com solidariedade. Tenho certeza que será lindo.”