Petrolina sediou nesta quinta e sexta-feira (24), a 1ª Oficina para fortalecimento da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA). De acordo com a secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque, trata-se de um projeto pioneiro do Ministério da Saúde, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde.
“São muitas questões importantes contempladas neste projeto, sobre como equacionar os recursos, ter um retrato da região com a identificação dos principais indicadores de saúde e pensar políticas públicas que atendam a estas necessidades. É um trabalho que servirá de modelo para o Brasil inteiro. A ideia do projeto não é estabelecer como as coisas devem funcionar, mas construir caminhos em conjunto com os municípios e a partir dessas discussões, formular diretrizes para a regionalização”, explicou a secretária.
O projeto prevê a assessoria aos municípios que compõem a macrorregião de saúde para potencializar o protagonismo municipal no processo de construção do planejamento regional da Rede de Atenção à Saúde. A assessoria se dará pela atuação de técnicos junto aos municípios que compõem a Rede PEBA até o final de 2020. O projeto atuará em seis macrorregiões de Saúde, sendo 1 nas regiões Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste e duas no Nordeste. (Com informações: Ascom/PMP)