Em entrevista ao programa “Nossa Voz”, a secretária executiva de assistência social de Petrolina, Francinete Pantanery, esclareceu dúvidas sobre o agendamento do Cadastro Único e as recentes mudanças no atendimento. Pantanery destacou a chegada de uma equipe de Recife para capacitar mais de 30 profissionais que fortalecerão o programa Bolsa Família a partir da próxima semana.
“É imperioso ressaltar que os cruzamentos de dados estão sendo feitos mensalmente, não mais trimestralmente. Isso inclui dados das concessionárias de saúde e educação, como mães que não vacinaram seus filhos ou não fizeram o pré-natal, e crianças que não estão frequentando a escola”, afirmou Pantanery.
A secretária explicou que o bloqueio de benefícios ocorre quando há inconsistências nos dados. “Temos quase 10 mil benefícios bloqueados atualmente devido a cruzamentos de dados que identificaram rendas não declaradas.”
Pantanery também mencionou a ação de lan houses cobrando indevidamente pelos agendamentos. “Algumas lan houses estavam cobrando até R$ 50 por um serviço que deveria ser gratuito. Estamos tentando coibir essa prática e pedimos à população que não procure esses serviços”, disse.
Para resolver esses problemas, a Secretaria implementou um sistema híbrido de agendamento. “Disponibilizamos três telefones para agendamento. As vagas são liberadas diariamente e distribuídas entre o site da agenda social e os números de telefone”, informou Pantanery.
A secretária informou que, a partir desta terça-feira (11), o agendamento para atendimento do Cadastro Único será ampliado. Além da Agenda Social, os beneficiários contarão com três linhas telefônicas. “A medida foi necessária para atender a imensa demanda de usuários bloqueados após as averiguações do Governo Federal e para coibir a venda de vagas, um comércio ilegal que tem sido praticado por algumas lan houses da cidade”, explicou.
O horário do agendamento também será ampliado. Os beneficiários poderão agendar de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, tanto na Agenda Social: http://agendasocial.petrolina.pe.gov.br/, quanto através dos telefones: (87) 3983-6464, (87) 3983-6418, (87) 3983-6416. As marcações poderão ser feitas para a Central do Cadastro Único e para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), exceto os de Rajada e Uruás, que atendem por demanda espontânea os moradores das suas áreas de abrangência.
Pantaneli ressaltou que os usuários não precisam mais procurar as lan houses para agendar. “Temos 10 CRAS em Petrolina onde as pessoas podem obter ajuda com o agendamento. Além disso, vamos ter equipes volantes para atender áreas distantes.”
Ao ser questionada sobre o atendimento durante os festejos juninos, Pantanery assegurou que o funcionamento será normal, exceto nos feriados. “Nossa equipe estará presente no pátio com ações de acolhimento para os filhos de ambulantes.”
Por fim, Pantanery pediu à população que atualize suas informações no Cadastro Único conforme necessário e ressaltou a importância de estar em conformidade com as condicionalidades do programa. “Estamos aqui para ajudar, mas precisamos que todos façam a sua parte.”
Para mais informações ou dúvidas, os cidadãos de Petrolina podem entrar em contato pelos números fornecidos ou procurar diretamente os CRAS ou a central do Cadastro Único na Praça do Galo, 264.