“Imaginar(-se)”, segundo módulo do projeto, acontece on-line de 14 a 18 de outubro, em parceria com o I Cine Proa – Festival de Documentários do Sertão do São Francisco
A terceira edição do F(r)icções – Laboratório de Ensaios de Cinema está com inscrições abertas, de 25/09 a 04/10, para o seu segundo módulo, “Imaginar(-se)”, focado na produção de crítica em vídeo. Ministrado por Márcio Andrade e Gabriel Coêlho, o workshop acontecerá entre os dias 14 e 18 de outubro, das 19h às 21h, inteiramente on-line e gratuito, em parceria com o I Cine Proa – Festival de Documentários do Sertão do São Francisco. Seguindo as políticas de promoção da diversidade do projeto, a iniciativa é voltada para pessoas que morem em Petrolina ou em outras cidades do Sertão do São Francisco (PE), e 13 das 25 vagas serão reservadas para pessoas autodeclaradas mulheres, negras, indígenas, LGBTQIA+, com deficiência, estudantes e professoras(es) da rede pública de ensino. As inscrições podem ser feitas por este formulário.
A produção de críticas de obras audiovisuais para plataformas de vídeo é um fenômeno crescente que tem engajado muitos criadores de conteúdo e também pessoas interessadas na área, cujas redes sociais se tornam espaços de reflexão e trocas de ideias sobre cinema. O módulo “Imaginar(-se)” debruça-se sobre essa forma de produção de pensamento, buscando oferecer ferramentas para que os participantes possam compartilhar seus olhares utilizando a linguagem do vídeo.
Para isso, os encontros, que acontecerão inteiramente on-line, com atividades ao vivo e também assíncronas, apresentarão os principais formatos de canais de vídeo sobre cinema para internet (crítica, vídeo-ensaio, entrevista, documentário etc.). Os participantes também terão acesso às etapas de produção audiovisual, como roteiro, planejamento de produção, gravação e edição, e, ao final, serão estimulados a produzir vídeo-ensaios com análises de curtas-metragens, recebendo a orientação sobre a escrita de roteiro, gravação e edição para esse formato.
Para ministrar o “Imaginar(-se)”, Márcio Andrade, idealizador do F(r)icções e professor residente em todos os módulos, recebe Gabriel Côelho. Márcio Andrade é realizador, educador, produtor e pesquisador multimídia. Doutor em Comunicação (PPGCOM/UERJ), com período sanduíche na Universidad de Navarra – Pamplona (Espanha). Mestre em Educação Tecnológica pelo PPGEDUMATEC (UFPE) e Graduado em Rádio e TV (UFPE). É autor do livro “Autobiografias do Outro – Camadas de Selfies em Documentários Pernambucanos” (2015) e de artigos publicados em periódicos acadêmicos de diferentes instituições. Atualmente, coordena a produtora de desenvolvimento Combo Multimídia e tem desenvolvido cursos e oficinas, tais como F(r)icções – Laboratório de Ensaios de Cinema, Ponto de Virada – Laboratório de Social Vídeo, Autobiografias do Presente, Escritas Sonoras de Si – Laboratório de Podcasts Autoficcionais. Foi premiado em eventos como ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual e RioWebFest 2022 (como Melhor Podcast) – ambos com o projeto “Lá na Frente”. Desde 2022, vem atuando também no Centro Cultural Marieta (SP), como idealizador e docente do curso Escritas de Si – Caminhos da [Auto]Ficção e como coordenador do Grupo de Desenvolvimento de Podcasts.
Gabriel Coêlho é cineasta, roteirista e produtore audiovisual graduade em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Cursa Direção de Ficção na EICTV – Escuela Internacional de Cine y Televisión, em Cuba e, em 2021, fundou a Miracéu Audiovisual (PE), produtora que trabalha com produção de filmes e séries, desenvolvimento de roteiros e projetos, formação e difusão. Produz, desde 2022, a Rodada de Negócios do FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, o maior festival de roteiro audiovisual da América Latina. Escreveu. Dirigiu e produziu o curta-metragem “Até 10”, exibido em importantes festivais no Brasil, EUA, México, Irã, Índia, Bangladesh, entre outros países, e roteirizou e co-dirigiu a primeira temporada da série documental “Questão de Gênero”, produzida pela Eixo Audiovisual (PE) e aprovada no 14º Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco – FUNCULTURA 2020/2021. É diretore, roteirista e produtore do curta-metragem “Quando a noite ainda não existia”, produção da Miracéu Audiovisual (PE) e do Canal Futura (RJ), selecionado para o X RECIFEST – Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero do Recife.
Próximo módulo:
Entre 04 e 08 de novembro, acontecerá o terceiro e último módulo desta edição, intitulado “Fabular”. Conduzidos por Márcio Andrade e Priscila Nascimento, os encontros darão ênfase à produção de podcasts, explorando desde os formatos de áudio até as etapas de produção sonora. Os participantes criarão podcasts de debate sobre curtas-metragens, seguindo etapas como escrita de roteiro, gravação e edição. As inscrições do módulo serão divulgadas em breve no Instagram do projeto (@fric.coes).
Olhares críticos:
No primeiro módulo, “Olhar”, realizado dentro da Mostra da Diversidade no Sertão do Pajeú, de 16 a 19 de setembro, Márcio Andrade e o jornalista, pesquisador e crítico Sandro Alves de França, apresentaram os principais formatos de escrita sobre cinema, como resenha, crítica, ensaio, entre outros. Os materiais produzidos na oficina estão disponíveis no site do projeto, espaço virtual no qual também será possível acompanhar as criações dos participantes de todas as etapas da terceira edição do F(r)icções – Laboratório de Ensaios de Cinema.
A terceira edição do F(r)icções – Laboratório de Ensaios de Cinema tem incentivo do Funcultura, Secretaria de Cultura de Pernambuco/Fundarpe, Governo do Estado de Pernambuco. O primeiro módulo, “Olhar”, foi uma parceria com a 3ª Mostra da Diversidade Sexual no Sertão do Pajeú, produzida pela Xerém Produções. O segundo e o terceiro módulos, respectivamente, “Imaginar(-se)” e “Fabular”, são parcerias com o Cine Proa – Festival de Documentários do Sertão do São Francisco, produzido pela Abajur Soluções Artísticas e a Mostra Ambiental de Cinema do Recife – MARÉ, produzida pela Bonsucesso Comunicação e Cultura.
Serviço:
F(r)icções – Laboratório de Ensaios de Cinema
Segundo Módulo: “Imaginar(-se)”, dentro da programação do I Cine Proa – Festival de Documentários do Sertão do São Francisco
Período: De 14 a 18 de outubro de 2024, das 19h às 21h (online)
Público sujeito: pessoas interessadas em audiovisual, a partir dos 16 anos, sem obrigatoriedade de ter experiências prévias na área, que morem em Petrolina ou em outras cidades do Sertão do São Francisco, de Pernambuco.
Vagas: 25 (vinte e cinco), sendo 13 (treze) destinadas a autodeclaradas mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, estudantes e professoras(es) da rede pública de ensino
Inscrições: de 25/09 a 04/10/2024, através deste link
Divulgação dos selecionados: 08/10/2024, por e-mail e na página do Instagram
Gratuito
Dúvidas e informações: multimidiacombo@gmail.com
F(r)icções nas redes: @fric.coes (Instagram) e www.friccoes.com