Gabinete de Crise da Prefeitura Municipal atua para reduzir impactos das chuvas em Juazeiro (BA)

0

A equipe intersetorial que compõe o Gabinete de Crise da Defesa Civil de Juazeiro trabalha para minimizar transtornos que possam vir a ocorrer com as chuvas previstas para o município. A comissão é formada por representantes do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Social e Combate à Fome, da Secretaria de Obras Estruturantes, Secretaria de Governo e Chefia de Gabinete.

O Gabinete, criado emergencialmente, visa traçar estratégias preventivas para o período chuvoso, que se estende até o mês de março. Desde a última quinta-feira (02), o SAAE e a Sesp iniciaram suas atividades com correção de pontos de esgotos estourados, reparo em elevatórias, limpeza de canais e galerias, ações essenciais para reduzir os riscos de alagamento em áreas críticas.

De acordo com o coordenador do Gabinete de Crise, Paulo Lima, a previsão de chuva forte nos próximos dias requer a atenção da população. “Com base nas previsões meteorológicas, há possibilidade de fortes chuvas nos próximos dias, o que pode gerar alagamentos em algumas áreas da cidade. Por isso, pedimos a consideração e a colaboração de toda a população juazeirense para minimizar os impactos desse cenário”, pontuou Paulo Lima, que destacou também algumas orientações que devem ser seguidas pela população.

Orientações

1.         Evitar jogar lixo nos canais e bueiros: o lixo acumulado nos canais, bueiros e rios impede o escoamento da água, agravando enchentes e colocando vidas em risco;

2.         Atenção às áreas de risco: se você mora em regiões sujeitas a alagamentos organize seus pertences e mantenha documentos importantes em sacos plásticos;

3.         Pessoas desalojadas: caso sua residência seja atingida ou esteja em risco, procure imediatamente os abrigos temporários que serão disponibilizados pela Prefeitura;

4.         Evite transitar em ruas alagadas: mesmo que a água pareça rasa, ela pode esconder buracos ou objetos perigosos e apresentar correntezas fortes;

5.         Siga as orientações das autoridades: a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais órgãos estarão atuando para orientar e proteger a população. Respeite os comunicados e, em caso de necessidade, evacue para locais seguros.

Em caso de ocorrências, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros (193), que estará trabalhando em parceria com a Prefeitura Municipal.

Acolhimento à população

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome também já está preparada para receber a população, caso seja necessário. As famílias que precisarem de abrigo serão acolhidas em um prédio preparado pela Prefeitura, a partir de critérios definidos pelo município.

Para ter acesso ao serviço, solicitar informações e esclarecer dúvidas, os usuários devem entrar em contato com a Secretaria, através dos telefones (74) 98856-6365 (Andrey Antony) ou (74) 98813-9477 (José Humberto)