Garziera amplia portfólio e lança novos vinhos da linha Reserva produzidos no Sertão de PE

0

A marca de vinhos Garziera, pertencente ao Grupo Verano Brasil, anunciou o lançamento de três novos rótulos da linha Reserva: Chardonnay, Malbec e Cabernet Sauvignon. Produzidos com uvas cultivadas nos municípios de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco, os vinhos chegam ao mercado com selo da Indicação de Procedência Vale do São Francisco (IP-VSF) e reforçam a proposta da empresa de valorizar o terroir regional.

“Estamos muito orgulhosos dessa nova fase em nosso projeto, que já tem 50 anos de história no Vale do São Francisco. Com estes vinhos, que já chegam ao mercado com selo da Indicação de Procedência e premiados em concursos de renome, como a Grande Prova de Vinhos do Brasil, traçamos um elo entre o passado e o futuro da vitivinicultura no Vale do São Francisco”, afirmou o fundador do grupo, Jorge Garziera.

Os novos rótulos se somam ao Espumante Garziera Extra Brut, lançado anteriormente, e reforçam o portfólio da marca, que desde abril conta também com as linhas Varietal e Bivarietal. Os vinhos estão sendo comercializados a um preço sugerido de R$ 70, com foco em adegas especializadas, restaurantes, bares de vinho e hotéis.

O enólogo e sócio do Grupo Verano Brasil, Rodrigo Fabian, destacou que os avanços tecnológicos e o conhecimento mais aprofundado sobre o solo e o clima da região possibilitaram o cultivo de variedades até então consideradas pouco viáveis no Vale. “A variedade chardonnay está 100% adaptada, com boa produtividade e gerando vinhos com aromas e sabores tropicais, cítricos e muita versatilidade”, explicou.

Entre os destaques, o Garziera Reserva Malbec já chega ao mercado com a Medalha de Ouro na Grande Prova de Vinhos do Brasil e o selo de “Best Buy” pela revista especializada Adega. “Este é um tinto que já chega ao mercado condecorado, carregando o selo da IP-VSF. Um diferencial que já vem chamando a atenção nos mercados em que atuamos”, comentou o diretor comercial do Verano Brasil, Evandro Giaccobo.

Já o Garziera Reserva Cabernet Sauvignon resgata parte da história da vitivinicultura no Vale, sendo elaborado, em parte, com uvas de vinhas com mais de 40 anos e 100 safras acumuladas — resultado da peculiaridade do cultivo tropical da região, que permite até 2,5 colheitas por ano.

Os vinhos foram apresentados oficialmente na noite da última terça-feira (06), durante um jantar harmonizado realizado no restaurante Capivara, na Orla de Petrolina. O cardápio, assinado pela chef Naná Magalhães, foi harmonizado com os rótulos da marca pela sommelière Paula Theotonio. Entre as combinações, destaque para o Gratinado de Bacalhau com o Garziera Reserva Chardonnay, e o Carré de Cordeiro com Risoto de Hortelã servido com o Garziera Reserva Cabernet Sauvignon. O Frisante Rio Valley Moscatel Rosé, eleito o Melhor Frisante Rosé do Brasil na GPVB, foi harmonizado com sorbet de frutas vermelhas.

Atualmente, os vinhos já estão disponíveis em adegas de Pernambuco e, em breve, devem chegar ao restante do país por meio de distribuidores parceiros.

Produção no Sertão

O Grupo Verano Brasil é formado pelas empresas Terroir do São Francisco e Tropical Vitivinícola. Sua história teve início em 1975, com a chegada do fundador Jorge Garziera à Fazenda Milano, marco inicial da vitivinicultura no Vale do São Francisco. Atualmente, o grupo possui mais de 300 hectares de uva em produção nos municípios de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, onde são produzidos diariamente 40 mil litros de suco, 100 mil litros de frisantes por mês e processados mais de 21 milhões de quilos de uva por ano.

A empresa elabora e envasa a maior variedade de bebidas derivadas da uva no Nordeste e é responsável por mais de 70 marcas próprias e de terceiros, mobilizando cerca de 2 mil colaboradores diretos e indiretos.