A Eletrobras Chesf está conduzindo testes sonoros nas sirenes de alerta instaladas nas zonas de alto salvamento das cidades onde opera usinas hidrelétricas. Os testes, programados para os dias 2 e 3 de dezembro, ocorrem em comunidades próximas à Usina de Sobradinho, na Bacia do Rio São Francisco. O objetivo é avaliar a eficácia e o alcance do sistema de comunicação de emergência.
Patrícia Neves, gerente de segurança de barragens e coordenadora do Plano de Ação de Emergência de Barragens da Chesf, explicou a importância da ação: “Esses testes dos sistemas de alerta consistem na emissão de sinais sonoros para avaliarmos se estão sendo corretamente percebidos, em potência e abrangência adequadas. Os equipamentos foram instalados para alertar a população em caso de emergência com a barragem. Reforçamos que a comunidade não precisa realizar nenhuma ação, como sair de casa. É apenas um teste. A barragem está em total segurança.”
Neves destacou que os testes foram planejados em conjunto com a Defesa Civil e incluem sirenes fixas em localidades estratégicas. Segundo ela, é essencial que a população compreenda que o som emitido faz parte de um exercício e se familiarize com ele. Além disso, equipes de monitoramento estarão em pontos específicos para medir o alcance e o volume dos sinais.
“Teremos equipes da Chesf, da Defesa Civil e da empresa responsável pela instalação dos equipamentos em locais pré-definidos. As sirenes emitirão primeiro um som inicial, seguido por um teste de alarme contínuo. Esses dados nos ajudarão a identificar possíveis ajustes necessários para garantir a eficiência do sistema.”
Sobre a segurança da barragem de Sobradinho, Patrícia foi enfática:“Sobradinho nunca esteve fora do estado normal de operação em relação às suas estruturas, que são extremamente robustas. Não há nenhum motivo para preocupação. A barragem opera com 43% do volume total, um nível considerado tranquilo, e estamos entrando no período úmido com monitoramento constante.”
A gerente também explicou que os testes de rotina nos equipamentos são realizados diariamente de forma inaudível e que os simulados com participação da comunidade acontecem a cada três anos. “Esses testes sonoros são uma etapa complementar para garantir a familiaridade da população com o sistema. Além disso, as rotas de fuga já estão todas sinalizadas e foram acordadas com a Defesa Civil. Tudo isso visa a segurança e a tranquilidade das comunidades.”
Os testes desta semana incluem cinco sirenes no município de Sobradinho, com horários alternados para evitar transtornos, como o som próximo a escolas, que será testado após o término das aulas. Outros testes ocorrerão em zonas rurais e em localidades como Tapera, em Petrolina.
Patrícia reforçou a necessidade de buscar informações em canais confiáveis para evitar desinformação. “Pedimos que a população se informe com a Defesa Civil local ou nos canais oficiais da Eletrobras para evitar fake news. Estamos realizando testes em várias usinas, incluindo Sobradinho, e todas as barragens estão em operação normal.”
Os testes seguem um cronograma que inclui outras usinas nas próximas semanas, como Boa Esperança, no Rio Parnaíba, e os complexos de Paulo Afonso e Xingó.