A gestão Suzana Ramos conseguiu mais um feito histórico para Juazeiro. A prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde (Sesau) anunciou nesta terça-feira (02), o resultado do último quadrimestre dos índices do Previne Brasil que atingiu a marca histórica, com nota 7,7, de forma inédita ultrapassando a média das gestões passadas.
A prefeita Suzana Ramos comemorou mais essa conquista para os serviços de saúde. “Desde o início da nossa gestão são inúmeros os esforços para investir na qualidade de vida dos juazeirenses, na saúde, educação, infraestrutura e hoje celebramos mais uma conquista fruto do trabalho que coloca o cidadão em primeiro lugar. Subimos 81 posições no ranking que avalia os números do Programa Previne Brasil. Com isso teremos mais investimentos para a Atenção Primária à Saúde (APS), como o aumento de equipes nas UBS, mais unidades físicas sendo requalificadas e unidades satélites sendo entregues à população além de equipamentos”, enfatizou.
O secretário de saúde Allan Jones, agradeceu o empenho das equipes da APS que desenvolveram várias ações para alcançar esse número e o trabalho da gestão municipal. “É com muita alegria que fazemos esse anúncio! Isso é reflexo do trabalho incansável das equipes da Atenção Primária à Saúde que desenvolveram ações dentro dos indicadores não só pelos números, mas principalmente para atingir uma cobertura maior no atendimento à população que procura a atenção básica e as unidades de saúde, e que necessitam de acompanhamento dentro do que preconizam os indicadores de uma saúde preventiva de qualidade. Agradecemos também a confiança da prefeita Suzana Ramos que acredita mais do que ninguém numa saúde eficiente e mais humanizada”, destacou.
Previne Brasil
O Previne é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), e foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. A proposta tem como princípio aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. O Previne Brasil começou a ser implementado em 2020.
Indicadores
São sete os indicadores que integram os critérios do Programa Previne Brasil, e refletem a qualidade da assistência nas unidades básicas, assim como possibilita mais repasses de recursos através do Ministério da Saúde, são eles: consultas (1) e realização de exames para sífilis e HIV de gestantes (2); atendimento odontológico para gestantes (3); coleta de citopatológico na APS de mulheres (4); vacinação de crianças de um ano de idade contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada (5); consultas de pessoas com hipertensão (6), e diabetes (7).
—
Fonte: Ascom Sesau / PMJ