Em entrevista ao programa Nossa Voz, na manhã desta terça-feira (9), a gestora da GRE Petrolina, Célia Carvalho, falou sobre o processo de matrícula na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2024.
Célia Carvalho explicou que o processo de matrícula para novos alunos na rede estadual de ensino ocorre em duas etapas:
- Cadastro: O cadastro é realizado online, no site www.matricularapida.pe.gov.br. O cadastro começou em novembro de 2023 e vai até o dia 12 de janeiro de 2024.
- Efetivação: A efetivação da matrícula é realizada na escola escolhida pelo aluno. O prazo para a efetivação da matrícula é de 18 a 22 de janeiro de 2024, precisa ir na escola pretendida.
A gestora também informou que a rede estadual de ensino de Petrolina está preparada para receber os novos alunos.
“A gente tem uma rede com 72 escolas, com cerca de 50 mil alunos matriculados. A gente está preparado para receber os novos alunos, tanto na questão da infraestrutura, quanto na questão do corpo docente”, disse Célia Carvalho.
Sobre que deve ser feito nos casos dos alunos que não conseguiram a matrícula, a gestora recomendou procurar a GRE. “A orientação realmente é procurar a GRE, não precisa desespero a gente tem a responsabilidade tem a legalidade e nenhum estudante vai ficar sem matrícula”.
A gestora também falou sobre a questão da educação especial.
“Os alunos são recebidos nas diversas instituições a depender da da sua localidade. Geralmente as pessoas querem a escola próxima da sua residência. Foi autorizada a contratação de 95 profissionais de atendimento de educação especializada. Então as unidades que têm esses estudantes mandam pra gente a relação e recebe esse profissional.Esse profissional é responsável por atender alunos com necessidades especiais”, disse Célia Carvalho.
Por fim, a gestora falou sobre o planejamento da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2024.
“A gente está trabalhando para garantir um ano letivo de qualidade para todos os alunos. A gente está investindo na formação dos professores, na infraestrutura das escolas e na recomposição da aprendizagem”, disse Célia Carvalho.
Em relação a transição para a GRE de Petrolina, a gestora Célia Carvalho relatou como foi esse processo. “Cheguei no momento onde há uma nova equipe, todos muito bem preparados, comprometidos com todas as metas que nós temos aí para cumprir. E chego no finalzinho do ano, também estamos vivenciando um processo de seleção de novos gestores. Eu costumo dizer que a gente chega naquele naquela normalidade de que você vai trocar o pneu do carro andando, mas a gente com aquele mesmo compromisso que temos com a educação, principalmente na garantia da educação de qualidade para todos.”