Ao comparecer à primeira sessão ordinária após oficializar o retorno à Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Gilberto Melo, fez o uso da tribuna para receber as boas vindas dos colegas. Porém, ao invés de fazer um breve discurso de retorno e interagir com os demais parlamentares, como é de costume na Casa, Melo detalhou as ações desenvolvidas enquanto esteve à frente da Secretaria de Agricultura, nas gestões de Miguel Coelho e Simão Durando.
Após quase 15 minutos do pronunciamento de Gilberto, os vereadores da bancada de oposição questionaram se aquela concessão de tempo estava condizente com o regimento interno da Câmara. Para Ronaldo Silva, se foi aberto um espaço para o ex-secretário fazer sua prestação de contas, deveria ser facultado aos demais parlamentares o direito de perguntar e tirar dúvidas sobre a gestão da Seagri nos últimos anos.
“No início da sessão, a gente tem que desejar as boas vindas para o vereador Gilberto Melo, mas esta prestação de contas deveria ocorrer em outra oportunidade para que a gente pudesse até questionar o ex-secretário. Então, eu acho que isso não é o momento. Se é para seguir o regimento interno, vamos seguir”.
O presidente em exercício, Manoel da Acosap, esclareceu que Melo queria fazer isso em outro momento, mas foi autorizado pelo presidente da mesa, Aero Cruz, a usar os discurso de retorno para detalhar suas ações.
O líder da oposição, Gilmar Santos, reiterou a importância dessa prestação de contas, mas também cobrou a permissão para interação dos demais vereadores para “partilhar, questionar e fazer o devido reconhecimento”.
Gilberto Melo se mostrou disposto a responder às perguntas formuladas pelos colegas. “Já nasci pronto”. Entretanto, Manoel da Acosap sugeriu que a interação ocorresse no momento das questões de ordem, na parte final da sessão.
Aero, que estava na sala da presidência, retomou ao plenário para o comando da sessão e esclareceu o episódio. “Foi autorizado pela presidência, neste momento não está sendo feita uma prestação de contas, nós estamos dando as boas vindas para ao vereador. Ele solicitou o uso da tribuna para receber as boas vindas e eu peço a compreensão dos vereadores. Por diversas vezes já abrimos o espaço, até quebrando o protocolo, pedindo a compreensão dos colegas vereadores e nós estamos recebendo um colega que está voltando à Casa para trabalhar com a gente, eu peço a compreensão dos demais vereadores”.
Em resposta, Alex de Jesus e Ronaldo Silva explicaram que não há resistência em dar as boas vindas a Gilberto Melo, mas o detalhamento dos trabalhos por ele desenvolvidos na Seagri deveria contar com um momento para tirar dúvidas e fazer alguns questionamentos. “É importante que o vereador preste contas para a população, ele deixou a Secretaria de Agricultura e está prestando contas do que fez. Mas o momento não é esse. Nós adiantaríamos os trabalhos e no final teríamos mais tempo para a prestação de contas e um debate sobre isso”, sugeriu Silva.
Diante da pequena celeuma formada, Gilberto Melo, justificou que não estava fazendo uma prestação de contas, mas sim listando suas ações. “Porque a população de Petrolina me elegeu para ser vereador. E eu ganhei a eleição em 2020 e nem vim para a Câmara, fui logo para a Secretaria. Então, eu queria dizer o que estava fazendo. Depois vocês me convocam para uma prestação de contas que eu estou pronto para fazer”.