Gilmar cobra transparência das comissões da Câmara, mas requerimento é derrubado

0

A última sessão do 1° semestre da Câmara Municipal de Petrolina, realizada ontem (15), contou com a troca de farpas entre o líder da bancada de oposição, Gilmar Santos, o líder da situação, Diogo Hoffmann, e o presidente da Casa, Aero Cruz. Tudo começou quando Diogo Hoffmann pediu que o requerimento de autoria de Gilmar fosse votado separado dos demais. 

No documento, o líder da oposição pede que os membros das comissões permanentes informem data e horário das reuniões, fornecendo relatórios das atividades desempenhadas, para que a mesa diretora divulgue essas informações no site da Câmara. Na justificativa do pedido de destaque, o líder do governo orientou sua bancada a votar pela derrubada do requerimento de Gilmar. 

“Com todo o respeito que nós temos à vossa excelência e à mesa diretora, nós compreendemos que assuntos pertinentes à questão de organização e realização dos trabalhos das comissões, não compete à vossa excelência, nem à mesa diretora. Entendemos que cada comissão, em especial na figura do seu presidente, tem a liberdade de organizar e determinar a questão dos seus trabalhos, então, nós entendemos que esse requerimento não está corretamente endereçado. Ele deveria ser tratado, eventualmente, com os presidentes de cada comissão, considerando que regimentalmente as comissões, através dos seus presidentes, dos relatores e secretários, têm autonomia para deliberar”, reforçou Hoffmann.
 
O vereador Gilmar Santos questionou o motivo de não se prestar contas à população sobre o trabalho das comissões e afirmou que a Casa dá um novo exemplo da falta de transparência das ações realizadas pelos parlamentares.

“Quando nós solicitamos desta casa transparência, o mínimo para que o povo saiba o que se faz aqui, o vereador líder do governo orienta para que o nosso requerimento seja derrubado, que seja negado. Aí fica difícil da população dar alguma credibilidade para esta Casa, presidente. Vossa excelência tem colocado constantemente sobre o regimento desta Casa, e ele prevê transparência nas atividades aqui desenvolvidas e é muito importante que vossa excelência, que tem constantemente falado sobre o cumprimento do regimento, faça cumprir essa questão básica, que é prestar contas à população”.  

O presidente da Câmara, Aero Cruz, também se manifestou contra o requerimento de Gilmar, afirmando que o oposicionista está fazendo “joguinho político” após derrota na Justiça no questionamento da formação das comissões permanentes.

“Eu costumo colocar aqui que faço o melhor possível em me dedicar à essa Câmara ao trabalho que o povo de Petrolina me colocou por dois mandatos. E vocês nunca vão me ver aqui fazendo joguinho político, jogando para a população, dizendo que sou o santo e os demais não prestam. Vereador [Gilmar Santos], vossa excelência passou quatro anos nas comissões, por que não pediu isso antes? Vereador, o mais besta que tem aqui veio da Rua de Baixo, aqui não tem besta não. Vossa excelência engana a população que não lhe conhece. Por que  vossa excelência não pediu isso nos quatro anos que vossa excelência passou”.

O Requerimento n° 365 foi reprovado por 11 votos a 01, e vale ressaltar que Gilmar Santos não contou com o apoio da sua bancada nesta solicitação, pois seus colegas não não posicionaram sobre o assunto. 

Votaram contra o requerimento os vereadores: 

Diogo Hoffmann 
Marquinhos Amorim
Ruy Wanderley
Rodrigo Araújo 
Josivaldo Barros
Edilsão do Trânsito 
César Durando
Wenderson Batista
Osório Siqueira
Major Enfermeiro
Capitão Alencar 

Apenas Gilmar Santos votou a favor do requerimento.