Gilmar Santos cobra assistência aos desabrigados e denuncia suposta influência de vereadores em sorteios do MCMV

0

Em entrevista ao Nossa Voz desta segunda-feira (10), o vereador Gilmar Santos (PT) lamentou a situação das famílias que ocupavam as unidades do Residencial Novo Tempo .. No último sábado, esgotou-se o prazo para que elas deixassem as casas, após a decisão da juíza da 8ª Vara Federal, Thalynni Maria de Lavor Passos, que, atendendo ao pedido da Caixa Econômica Federal, determinou a reintegração de posse das residências. Com isso, os contemplados no último sorteio podem adentrar nas suas propriedades.

Ao Nossa Voz, o vereador criticou a falta de assistência aos despejados, que construíam barracos para morar enquanto aguardavam providências prometidas em reunião por representantes da Secretaria Municipal de Habitação. A situação se agravou quando eles tiveram as estruturas destruídas pela Guarda Civil Municipal na última sexta-feira (7), por tratar-se de uma ocupação irregular de área pública. “Muita gente passando fome, muitas crianças sem qualquer tipo de proteção”, reforçou Gilmar Santos.

Entretanto, de onde veio a sanção também vem a expectativa do parlamentar quanto a destinação correta das unidades habitacionais construídas pelo poder público em Petrolina. “Houve uma revisão da posição da juíza e ela faz uma decisão que a gente considera assim histórica em relação a esses residenciais. Porque há muito tempo se fala de possíveis fraudes de irregularidades e nunca houve por parte dos órgãos federais uma investigação sobre essa situação. E agora, com essa decisão da dra. Thalynni, nós temos a previsão de que o Ministério Público aprofunde uma investigação sobre essas irregularidades, juntamente à Defensoria Pública da União e de que essas famílias que não tem realmente seus direitos assegurados, o direito a moradia, possam participar de um processo de cadastramento e sorteio de forma transparente e justa”, pontou Santos.

O vereador, além de cobrar mais transparência no processo de seleção dos contemplados, ainda levantou uma grave suspeita. De acordo com Gilmar Santos, há indícios que apontam o envolvimento de vereadores nas supostas irregularidades em sorteios do Programa Minha Casa, Minha Vida em Petrolina.

“[Quero] Chamar a atenção também para essa situação de extrema desconfiança, de muitas denúncias, inclusive sobre a participação de alguns vereadores junto a esse processo de sorteio. Há uma desconfiança em relação a presença das famílias na Câmara de Municipal. A gente já chamou a atenção na sessão, mas essas denúncias voltam a acontecer porque a Câmara não é local de cadastramento ou de coleta de informações de pessoas que pleiteiam essas casas e nós esperamos que as explicações sejam muito bem dadas pela Câmara Municipal e que a gente não tenha aí nenhum tipo de surpresa em relação a essa forma como possivelmente vereadores tenham se relacionado com o processo de sorteio das casas”.