Golpe: Mulher atualiza dados do Caixa Tem para Mercado Pago e perde R$1.200

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“Faço esse alerta, pois não desejo que mais ninguém caia nesse golpe”, disse Maria. (Foto: Maria de Fátima/ WhatsApp)

Você costuma dar seus dados pessoais como, CPF, senhas e códigos do auxílio emergencial através de telefones ou e-mails? Se a resposta for sim, fique atento, tem estelionatários caprichando na fraude através de e-mails.

Um tipo de golpe bastante elaborado tem feito vítimas em todo país, que recorrem a aplicativos online para ganhar um dinheiro extra. Ao receber um e-mail convincente, com um lembrete de segurança com a logo do banco, muitos usuários não pensam duas vezes e clicam nos links.

Foi o caso de Maria de Fátima Gomes da Silva, moradora do bairro Santa Lúcia, em Maceió (AL). Ela entrou em contato com o Nossa Voz através do WhatsApp para dar publicidade a essa situação.

O golpe

Fátima recebeu a 3ª parcela do auxílio emergencial, no valor de R$1.200 reais no início do mês. “Tentei fazer um pagamento pelo aplicativo Caixa Tem e não consegui. Então pessoas me indicaram o uso do aplicativo Mercado Pago. Lá fiz uma transferência usando o cartão da Caixa, mas, ao realizar a transação o meu telefone bloqueou”, contou.

Foi nesse momento que começou o pesadelo para Maria, mãe de três filhos e que precisava do dinheiro para fechar o orçamento mensal.

“Começaram a me seguir. Um site do Mercado Pago entrou em contato comigo perguntando se eu precisava de ajuda, um deles dizendo que era da central online. Eu respondi que sim, pediram meu e-mail para confirmar se eu era a dona da conta. Pediram um código de confirmação numérica de 6 dígitos gerado na minha conta de e-mail. Eu dei todos os dados solicitados”, relatou desesperada.

Compras

De acordo com Fátima, o estelionatário já gastou parte do dinheiro.

“Fizeram compras online pelo Mercado Pago, depois mudaram meu e-mail, bloquearam meu contato e estão usando meu CPF. Por isso, fui até a delegacia fazer a denúncia, prestei boletim de ocorrência. Na agência da Caixa pediram para eu esperar por 10 dias para me darem uma resposta” relatou lamentando o prazo.

No aplicativo citado, também foi necessário esperar por uma resposta. “Segundo o app do Mercado Pago, eu tenho que aguardar dois dias. Fui informada também por um atendente, que a pessoa que está utilizando meus dados tem a conta online: chicogloria@gmail.com e vem gastando o dinheiro. Eu estou desesperada e não sei mais o que fazer”, desabafou.

Boletim de ocorrência, registrado por Maria de Fátima em Maceió. (Foto: Maria de Fátima/ WhatsApp)
Alerta Caixa Econômica

De acordo com o site oficial da Caixa a agência não manda mensagens de texto pedindo dados, senhas ou informações pessoais dos beneficiários. A Caixa também não envia links, pede acesso à conta por WhatsApp, e-mail, SMS ou pede confirmação do dispositivo clicando em um link.

Por isso, os códigos de SMS que são enviados para validar o acesso ao sistema, para verificar o status do cadastro, devem ser preenchidos apenas no site oficial ou aplicativo oficial. Esse código não deve ser fornecido para outras pessoas ou enviados para números em SMS ou WhatsApp.

O banco alerta ainda que os meios mais comuns para golpes do auxílio são pelos aplicativos falsos, sites falsos, SMS com links que levam para sites falsos e mensagens de WhatsApp.

Recomendações Caixa

Se o cidadão não fez pedido do auxílio e deseja verificar se seu CPF foi utilizado, basta entrar no site da Dataprev, informar nome, CPF, data de nascimento e nome da mãe. Se a mensagem que aparecer for “Requerimento não encontrado”, não foi feito nenhum pedido de auxílio emergencial com o CPF em questão.

Quem sofreu golpe deve registrar Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia Civil, denunciar para o Ministério da Cidadania pelo número 121 e informar a fraude em qualquer agência da Caixa.
(Por: Iara Bispo/ Nossa Voz)