Mesmo sem um pronunciamento oficial, o deputado fedaral, Lucas Ramos (PSB) reiterou, em conversa com o Blog Nossa Voz, o seu posicionamento no campo das oposições em Petrolina. A declaração vem em meio à polêmica envolvendo o apoio do diretório municipal da legenda, comandado pelo ex-deputado federal, Gonzaga Patriota (PSB) à candidatura à reeleição do prefeito Simão Durando (UB).
Em entrevista a Rádio Arari FM, em Araripina, Patriota comentou sobre a aliança em Petrolina e até a sua crença de que Ramos apoiaria a decisão do partido e comporia o palanque de Durando. “Lucas Ramos não deu declaração ainda, mas pelo que conheço de Lucas e do pai dele [Ranilson Ramos] que foi secretário, conselheiro (TCE), político de muito tempo e sempre ligado a oposição, eu acho que ele vai seguir o que o partido está mandando fazer”.
Entretanto, a crença de Gonzaga cai por terra na declaração exclusiva de Lucas Ramos ao Blog NV. “Fato é que seremos dissidentes em Petrolina. Não subiremos no palanque de Simão Durando. Somos oposição, independente da decisão do PSB”, asseverou. Até a validação do PSB no palanque do Simão, Ramos se apresentava como pré-candidato a prefeito de Petrolina. A situação se inviabiliza, por hora, pois a janela partidária está aberta apenas para os vereadores que precisam trocar de partido para viabilizar seus ingressos na disputa desde ano.
Ainda à rádio do Araripe, Gonzaga reforçou não ter tomado essa decisão sozinho e citou a participação de socialistas importantes no contexto do PSB Pernambucano. “Não foi Gonzaga Patriota que foi atrás de Simão, nem de Coelho. Foi o João [Campos], foi o presidente Sileno [Guedes], que me pediu e eu como presidente, o fiz. Acredito que Lucas faça a mesma coisa. Teve até alguém aqui de Araripina que gravou dizendo que Gonzaga Patriota era inimigo de Coelho e agora está junto com Coelho. Eu nunca fui inimigo de ninguém, sempre faço oposição e na época das eleições, se perder, quem ganhou tem meu apoio e se ganhar e o meu partido ou o meu grupo perder, eu apoio quem ganhar no que eu puder”, justificou.
Apesar do discurso partidário, há dois pesos e duas medidas quando se trata dos apoios anunciados por Patriota. Prova disso foi o anúncio da sua aliança com o Fabinho Lisandro (PRD). A questão é que, ao anunciar apoio a oposição da cidade, ele deixa de apoiar a reeleição do atual prefeito daquela cidade, Marcones Sá, que faz parte do mesmo partido de Gonzaga.
Em entrevista à Rádio Salgueiro FM, ele afirmou que “nas eleições deste ano, vou ajudar o máximo que eu puder os meus pré-candidatos que já existem em muitos municípios. Aqui em Salgueiro a gente já tem um pré-candidato, não vou dizer o nome, mas ele está bem pertinho de mim aqui“, afirmou, sentado ombro a ombro com Fabinho.
Lembrando que na eleição de 2022, Gonzaga Patriota fez dobradinha com Fabinho Lisandro, quando o pré-candidato a prefeito de Salgueiro foi candidato a deputado estadual.