O governador Rui Costa anunciou na manhã desta terça-feira (13) que as aulas da rede pública de ensino da Bahia serão retomadas, de modo semipresencial, ainda este mês de julho. O anúncio foi feito durante a entrega de uma obra de encostas em Salvador.
Rui não informou a data de retorno dos alunos às escolas, mas disse que elas vão ocorrer de forma híbrida – parte presencial e parte remota – e em dias alternados.Os detalhes da operação devem ser divulgados no início da noite desta terça-feira, durante a live semanal que o chefe do Executivo faz pelas redes sociais.
As aulas presenciais estão suspensas na Bahia desde março do ano passado, quando o estado registrava pouco mais de 10 casos confirmados de Covid-19.
De acordo com o último boletim, divulgado na segunda-feira (12) pela Secretaria da Saúde (Sesab), o estado contabilizou 1.158.122 de pessoas infectadas desde o início da pandemia. No entanto, os números atuais de casos diários e principalmente a ocupação dos leitos clínicos e de UTI para tratamento da doença têm dado uma margem para que as atividades sejam retomadas.
Segundo o mesmo boletim da Sesab, a Bahia conta atualmente com 3.343 leitos ativos para tratamento da doença. Desse total, 1.864 estão com pacientes, o que representa taxa de ocupação geral de 56%.
Desses leitos, 1.588 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e estão com taxa de ocupação de 65% (1.034 leitos ocupados).
Já nas UTIs pediátricas, 23 das 35 estão com pessoas internadas, o que representa uma taxa de ocupação de 66%. Os leitos clínicos para adultos estão com 47% de ocupação e os infantis, com 67%
Governador anuncia volta às aulas semipresenciais na Bahia e diz que a previsão de retomada é este mês de julho