Governadora Raquel Lyra inaugura o Lar Girassol, espaço de acolhimento de crianças e adolescentes, no Centro do Recife

0

O Lar Girassol, serviço de acolhimento institucional, foi inaugurado, nesta quarta-feira (9), no centro do Recife, pela governadora Raquel Lyra. A iniciativa, capitaneada pela Secretaria Estadual de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS-PE), reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com a proteção e atendimento a crianças e adolescentes que se encontram afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva de acolhimento.

“Estamos inaugurando o Lar Girassol, que é resultado de um trabalho da equipe de Assistência Social do Governo de Pernambuco. Esse novo lugar fará a diferença na vida de crianças e jovens que estão afastados provisoriamente de suas famílias e passarão a ter um lugar digno e acolhedor para receberem cuidado e abrigo. Nosso propósito é cuidar das pessoas, sobretudo das crianças que mais precisam”, afirmou Raquel Lyra.

O local tem o objetivo de oferecer um ambiente confortável a crianças e adolescentes que se encontram afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva. Cerca de 36 profissionais atuam no espaço, uma equipe composta por psicólogos, assistentes sociais, educadores, cuidadores, coordenação, assistente social, psicóloga, pedagoga, educadores sociais e equipe de apoio, como cozinheiras, serviços gerais, porteiros, motoristas e auxiliares de lavanderia.

“São crianças que tiveram seus direitos violados e têm passado por situações muito difíceis. Então, o ideal é que se acolha da melhor forma possível, com espaços arejados que tenham um lugar para se divertirem, onde realmente se sintam bem enquanto não voltam para as suas famílias. Esse é o foco principal de uma casa como essa e da gestão estadual: oferecer uma estrutura realmente digna e que dê conforto e segurança para essas pessoas”, explicou o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga.

O Lar Girassol segue os parâmetros determinados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e pelo Conselho Nacional de Assistência Social. Com estrutura renovada, o espaço substitui o antigo Lar Esperança e conta com acessibilidade, seis quartos, sala de TV, cozinha, quatro banheiros, área externa para atividades ao ar livre e espaços pedagógicos. Além disso, foram adquiridos novos mobiliários e materiais para garantir conforto e qualidade de vida aos acolhidos.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom