Governo de Pernambuco decreta ponto facultativo para servidores em três dias de Carnaval

0

O Governo de Pernambuco decretou ponto facultativo nas repartições públicas estaduais durante o período do Carnaval. A medida vale para a segunda-feira (16), a terça-feira (17) e a quarta-feira de Cinzas (18) de fevereiro de 2026, conforme comunicado oficial publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (7).

Ficam fora do ponto facultativo apenas os serviços considerados essenciais, que deverão manter funcionamento regular, a critério do chefe de cada órgão, para garantir a continuidade do atendimento à população.

O ato segue a prática adotada tradicionalmente pelo governo estadual em anos anteriores, alinhando o funcionamento do serviço público ao calendário do Carnaval, uma das principais datas do calendário cultural e turístico de Pernambuco.

Ponto facultativo também na esfera federal

O Governo Federal também definiu funcionamento diferenciado da administração pública durante o Carnaval de 2026. O calendário oficial estabelece ponto facultativo na segunda-feira (16) e na terça-feira (17).

Na quarta-feira de Cinzas (18), o ponto facultativo se estende até as 14h, com retomada do expediente no período da tarde.

Fonte: JC