Governo de Pernambuco desmente fake news sobre fechamento de padarias e mercadinhos durante pandemia do coronavírus

0
LEO MOTTA/JC IMAGEM

O Governo de Pernambuco foi às redes sociais, nesta terça-feira (14), para desmentir o boato de que o governador Paulo Câmara (PSB) teria determinado o fechamento de mercadinhos e padarias no Estado.

“É falsa a informação de que o governador Paulo Câmara determinou o fechamento de mercadinhos e padarias!”, comunicou no Twitter.

O vídeo do pronunciamento em que Paulo Câmara anunciava o fechamento do comércio não essencial em Pernambuco, transmitido ao vivo no dia 20 de março, foi adulterado por internautas, e usado para repassar a fake news.

No vídeo original, o governador enfatizou que, nesta lista de proibições, não estavam inclusos supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósito de água mineral e gás.

Proibição

Desde o último dia 21 de março, Pernambuco mandou fechar shoppings, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia para tentar conter o avanço coronavírus no Estado. Em seguida, a partir do dia 22 daquele mês, foram fechados todo o comércio, serviços e construção civil.

Estão liberados para funcionamento supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás. Além desses estabelecimentos, continuam a funcionar obras e serviços essenciais, como hospital, abastecimento de água, gás, energia e internet. (JC)