O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), divulgou o resultado do Edital FACEPE 22-2022 – Segunda Rodada do Programa de Extensão Tecnológica (PET) referente ao ano em curso. Foram aprovados 146 projetos de extensão que contemplam cotas de bolsas para alunos e professores de instituições de ensino em nível médio, técnico e superior. Desse total, 43 propostas partiram das Escolas Técnicas Estaduais, as ETEs, e Escolas de Referência em Ensino Médio do Estado, as EREMs. A gestão estadual irá investir um total de R$ 3.455.400,00. Link de acesso ao resultado final do edital: encurtador.com.br/cvI14 .
A iniciativa é financiada pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), vinculada à SECTI, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes do Estado. “Nós identificamos a necessidade de criar um programa que pudesse contemplar a inserção dos estudantes no setor produtivo, ainda no estágio de formação. Em razão disso, o PET é moldado a partir de um curso de capacitação e tecnologias habilitadoras junto com atividades integradas com empresas ligadas ao setor produtivo”, explica Carmelo Bastos Filho, diretor de Ambiente de Inovação e Formação Superior da SECTI.
Com os bons resultados apresentados, o Governo de Pernambuco aumentou gradativamente o alcance da ação, iniciada em 2021. “Na primeira rodada, atendemos a 4 mil pessoas e apoiamos 88 projetos distribuídos em todas as regiões do Estado. Na segunda, foram contemplados 100 projetos, com 6 mil pessoas beneficiadas. Agora, nossa expectativa é atender, pelo menos, 8 mil pessoas, nesta nova fase do Programa de Extensão Tecnológica”, destaca Carmelo.
Mais sobre o PET
Em junho de 2022, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI), em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), lançou o edital da terceira rodada do Programa de Extensão Tecnológica (PET) – a segunda para 2022 (22/2022). A ação visa incrementar parcerias público-privadas com interesse em formação de recursos humanos nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Computação).
A iniciativa é realizada em parceria com Instituições de Ensino do Estado de Pernambuco (Instituições de Ensino Superior, Escolas Técnicas Estaduais de Educação ou Escolas de Referência de Ensino Médio) e empresas ou entidades (empresas, organizações, institutos ligados ao 3o. setor) sem fins lucrativos, qualificando mais pessoal para resolver problemas que atendam às necessidades das empresas de forma inovadora, preferencialmente nos segmentos de maior intensidade tecnológica.
O PET tem como principal objetivo a formação qualificada de recursos humanos que atendam às necessidades das empresas, contribuindo para operar mudanças positivas na estrutura produtiva e social do estado.