Por meio da Secult-PE/Fundarpe, o Governo do Estado lançou quatro editais do Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura), que chega a 20 anos de existência.Com isso, serão 32 milhões destinados ao incentivo e desenvolvimento de projetos do meio artístico e cultural, das quais serão contempladas o audiovisual, música, artes integradas, artes plásticas, artes gráficas e congêneres.
Além de artesanato, circo, cultura popular e tradicional, dança, design e moda, fotografia, gastronomia, literatura, ópera, patrimônio, teatro e formação, capacitação e pesquisa cultural.
“Esse conjunto de editais possibilita um fomento importante para a cadeia produtiva da cultura e toda sua dinâmica, desde a geração de emprego e renda até a qualificação profissional. Ainda atravessamos momentos de dificuldades e restrições, o que torna ainda mais desafiante a execução dessa política e nos mostra o impacto positivo que o Funcultura consolidou na cultura e arte de Pernambuco ao longo dos anos”, avalia Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe.
A seleção será feita através de seleção pública e as inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet através da plataforma Prosas. Para concorrer ao Funcultura 2022 é necessário os produtores culturais possuírem seu prórpio perfil de “empreendedor” na plataforma.
Para quem não tiver no próprio site há um tutorial de como criar este perfil. Para aqueles que já têm mas que precisam habilitar ou renovar o Cadastro de Produtor Cultural (CPC), tem até o dia 18 de março para fazê-lo.