Nova ferramenta já recebeu mais de 200 registros e utiliza inteligência artificial para triagem de denúncias. Plataforma garante sigilo total e promete ampliar a participação popular na segurança pública.
Nesta sexta-feira (1º), o ouvidor da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), Diego Pernambuco, falou em entrevista ao programa Nossa Voz, da Rádio Grande Rio FM, sobre o funcionamento e os objetivos da nova plataforma Denúncia Interativa, lançada pelo Governo do Estado.
A ferramenta, que já está disponível no endereço www.denunciainterativa.sds.pe.gov.br, permite que qualquer cidadão registre denúncias de forma 100% anônima e com segurança garantida, inclusive contra agentes públicos.
“É um programa prático, eficiente e tecnológico e garante o sigilo e o anonimato total do denunciante”, afirmou o ouvidor.
Motivações e funcionamento
De acordo com Diego Pernambuco, a plataforma surgiu da necessidade de um canal de denúncias que acompanhasse o avanço tecnológico e se aproximasse da realidade digital do cidadão.
“A gente tem hoje vários canais de atendimento ao cidadão pernambucano em nossa ouvidoria, mas sentíamos falta de uma plataforma que se comunicasse com o avanço tecnológico e que chegasse mais próximo do cidadão. O Denúncia Interativa foi criado pensando em ofertar essa solução. É uma proposta inovadora unindo tecnologia, inteligência artificial e credibilidade com a segurança pública, fazendo do cidadão um colaborador efetivo para a segurança do estado”, explicou.
Garantia de anonimato
Sobre a principal preocupação de quem denuncia, a exposição da identidade, o ouvidor garantiu que o sistema não realiza rastreamento de IP nem coleta qualquer tipo de dado pessoal:
“A gente não tem rastreio de IP. Essa é uma pergunta comum. O sistema é hospedado em uma página da internet, mas não temos acesso de quem está denunciando. Isso garante o sigilo e anonimato 100% do denunciante.”
Triagem com apoio de inteligência artificial
A plataforma também utiliza inteligência artificial para classificar e triar as denúncias recebidas.
“Nós temos o uso da inteligência artificial em vários momentos do sistema. Uma delas é a que dá a porcentagem da probabilidade da denúncia ser falsa ou verdadeira. Porém, em todos os casos, aquela denúncia passa por uma análise do corpo técnico da ouvidoria. Ainda que a IA indique que seja falsa, será avaliada pela equipe. Para que a denúncia seja encaminhada à operativa competente, ela precisa ter um índice mínimo de materialidade e subsídio.”
Denúncias contra agentes públicos também são recebidas
A plataforma também pode ser utilizada para relatar abusos cometidos por servidores da própria segurança pública, como policiais civis e militares. Segundo Diego Pernambuco, a estrutura da ouvidoria garante independência nesses casos.
“A plataforma serve sim para apurar crimes cometidos pela própria operativa de segurança. Eu, enquanto ouvidor, não pertenço a nenhum quadro de segurança do Estado, como PM, Polícia Civil ou Corpo de Bombeiros. Isso me dá autonomia para analisar e encaminhar as denúncias para os setores correcionais, como a corregedoria da SDS.”
Adesão da população e números iniciais
Mesmo com poucos dias no ar, a plataforma já demonstra boa receptividade.
“O relatório extraído no final do dia de ontem já mostra o número passando de 200 denúncias. Um número elevado considerando o pouco tempo que a plataforma está no ar.”
Geolocalização e acessibilidade
O sistema já conta com a funcionalidade de geolocalização, o que ajuda a localizar com precisão o local da ocorrência denunciada.
“Temos duas modalidades de registro. Em uma delas, é possível enviar a localização exata. O sistema de georreferenciamento ajuda a dar o perímetro com maior exatidão, o que auxilia as forças de segurança.”
Mesmo em áreas com difícil acesso à internet, como regiões do interior do estado, a plataforma garante o mesmo padrão de eficiência.
“Independente de onde esteja o cidadão pernambucano, essa plataforma vai funcionar com a mesma eficiência e com a mesma praticidade. Não importa se ele está na capital ou em Petrolina.”
Prazos e expectativas de resposta
Questionado sobre o tempo médio para que uma denúncia gere ação prática das forças de segurança, o ouvidor destacou que o envio às operativas é rápido, mas o tempo de investigação varia conforme a natureza do caso.
“A denúncia é enviada às operativas com até 24 horas após o envio no site. Mas o tempo de resposta depende do tipo de denúncia. Uma denúncia de homicídio, por exemplo, exige maior detalhamento e investigação do que uma denúncia de tráfico de drogas.”
Divulgação e credibilidade
Para aumentar a adesão popular, a Secretaria de Defesa Social prepara uma campanha de divulgação em diversos meios.
“Temos um planejamento que inclui divulgação em ônibus intermunicipais, veículos de grande circulação, entrevistas em rádios e televisão. A maneira de dar credibilidade é quando o cidadão vê o retorno da denúncia que ele registrou. Isso fortalece a confiança e a participação popular.”
SERVIÇO:
Plataforma Denúncia Interativa – Governo de Pernambuco
🔗 www.denunciainterativa.sds.pe.gov.br
📍 Garantia de sigilo e anonimato
🧠 Triagem com apoio de inteligência artificial
📲 Envio de localização em tempo rea