Governo de Pernambuco recomenda uso de máscara em locais abertos para alguns grupos; confira

0

Em coletiva de imprensa realizada para explicar as novas etapas, o secretário de Saúde, André Longo, pontuou que, mesmo com a não obrigatoriedade, em alguns casos, como espaços com aglomerações, o uso ainda é recomendado.

“A gente acredita que seja importante que as pessoas portem a máscara ao saírem de casa porque podem transitar de locais abertos para locais fechados. Lugares com alguma coberta e que a circulação de ar não é perfeita ou é restrita e tem ar condicionado, por vezes, caracteriza locais fechados. Mesmo em um local aberto, se você tem tendência de ter aglomeração, é importante que você faça o uso da máscara para a sua proteção e a proteção das outras pessoas, mas não é obrigatório”, destacou o secretário.

O decreto define os locais de acesso, embarque e desembarque dos veículos de transporte público, como Terminais Integrados de ônibus e estações de BRT, como locais fechados, sendo assim, continua sendo obrigatório o uso das máscaras. Já os estádios de futebol são considerados ambientes abertos, o que desobriga o uso do item de proteção nesses locais.

“Estádio de futebol a gente considera um ambiente aberto e muito ventilado, mas é aglomerado. Então, apesar de não ser obrigatório, é recomendado o uso, é educação sanitária. A gente está partindo para um estádio, onde a gente quer que todo mundo tenha responsabilidade sanitária. Eu recomendo o uso de máscaras nesses locais onde você tem maior tendência de aglomeração e maior chance de se contaminar”, disse.