O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Saúde (SES), determinou a suspensão das cirurgias eletivas – aquelas que são agendadas e não urgentes – em todo o Estado, nas redes pública e privada. A interrupção será válida a partir da próxima segunda-feira (8) até o dia 19/03. Serão mantidas, no entanto, as cirurgias eletivas inadiáveis, como as oncológicas, cardíacas, transplantes e procedimentos que possam causar dano permanente ao paciente, em caso de adiamento.
A portaria que normatiza a determinação foi publicada no Diário Oficial desta quarta (3). Os profissionais envolvidos nesses procedimentos poderão ser realocados para outras atividades presenciais ou para teletrabalho. Importante destacar que consultas ambulatoriais e os serviços de urgência e emergência estão mantidos.
“Nossa intenção é descomprimir a pressão sobre os hospitais, abrindo a possibilidade de ampliação de leitos nesses equipamentos para o atendimento aos pacientes com a Covid-19″, justificou o secretário André Longo. As cirurgias eletivas já estavam suspensas desde a última segunda (1º) em 63 municípios das II, IV e IX Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, respectivamente.
A portaria também suspende as férias dos trabalhadores de saúde a partir deste mês de março e por tempo indeterminado para garantir as escalas de plantão em todos os serviços.