A primeira etapa da campanha de vacinação contra Febre Aftosa de 2023 começa no dia 1º de maio. O objetivo é imunizar cerca de 2,3 milhões de animais em todo o Estado.
A partir da segunda-feira dia 01 de maio, terá início a campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa de 2023, essa primeira etapa segue até o dia 31 de maio e a expectativa é de imunizar 100% de bovinos e bubalinos (búfalos). A campanha é coordenada pelo Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado – Adagro, instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado de Pernambuco e pelo Ministério da Agricultura Pecuária – Mapa. A ação tem como objetivo imunizar aproximadamente 2,3 milhões de animais, evitando o aparecimento e a contaminação da Febre Aftosa.
De acordo com as diretrizes do Ministério da Agricultura, o Estado precisa atingir a o índice mínimo de 90% de cobertura vacinal de em bovinos e bubalinos. Por isso, além de vacinar o produtor deve, obrigatoriamente, declarar a vacinação, até o dia 15 de junho de 2023. Essa declaração pode ser feita de maneira presencial através dos escritórios da Adagro em todo Estado, ou para os produtores que possuem acesso ao cadastro de produtor no Sistema de Integração Agropecuária – SIAPEC3, declarar a vacina de forma on-line pelo site, ou pelo aplicativo no celular, evitando penalidades e multas.
A doença é altamente contagiosa que afeta bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e outros animais que possuem cascos fendidos. Apesar da alta sensibilidade ao calor e à luz, os vírus da aftosa são transmitidos com muita facilidade pelo ar, pela água, por alimentos e pelas secreções e excreções (saliva, urina, fezes, leite, etc) de animais doentes. Os sintomas da Febre Aftosa são: aftas na boca e na gengiva, feridas nos cascos e nas mamas. O animal apresenta febre alta que diminui após dois a três dias, perda de peso, dificuldade para pastar e queda na produção de leite.
A vacinação é a principal ferramenta para prevenir o aparecimento da doença. A Febre Aftosa provoca enormes prejuízos econômicos, já que a disseminação ocorre de forma muito rápida o local onde a doença é detectada deve ser interditado, proibindo o trânsito de animais e pessoas, dificultando a criação e impedindo a venda de animais, carne, leite e seus derivados. Para outras informações a Adagro dispõe do telefone 0800 081 1020 ou pelo site da Adagro: www.adagro.pe.gov.br.