A governadora Raquel Lyra assinou, nesta quinta-feira (07), o termo de compromisso que marca oficialmente o lançamento do Projeto EntreLaços, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação (SEE). O ato ocorreu durante a abertura da etapa Recife e Região Metropolitana do Circuito Literário de Pernambuco (Clipe), no Centro de Convenções, e simboliza a consolidação de uma das mais importantes iniciativas voltadas à saúde mental e ao enfrentamento da violência no ambiente escolar da rede estadual.
O Projeto EntreLaços vem sendo executado desde fevereiro de 2024 pela Unidade de Atenção Psicossocial às Escolas, por meio dos Núcleos de Atenção Psicossocial das 16 Gerências Regionais de Educação em todo o estado. A proposta tem como objetivo principal implementar ações pedagógicas que promovam a saúde mental e que previnam e enfrentem as múltiplas manifestações de violência no cotidiano escolar.
Voltado à estudantes de todas as idades matriculados na rede estadual, o EntreLaços estabelece a implementação de protocolos para o enfrentamento ao bullying e de escuta regular dos estudantes. Além disso, o projeto atua na construção de um ambiente escolar mais acolhedor, seguro e respeitoso à diversidade, promovendo a participação efetiva da comunidade escolar nas decisões da escola e incentivando um clima de sala de aula mais positivo e colaborativo.
O secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro, ressaltou a relevância da iniciativa e o compromisso da gestão com o bem-estar da comunidade escolar. “O EntreLaços é um projeto que estamos cuidando com muito zelo desde o início da nossa gestão. Temos como uma das prioridades, humanizar o trabalho da educação, tanto na estrutura administrativa quanto dentro das salas de aula. O projeto oferece apoio não apenas aos estudantes, mas também a gestores, professores e profissionais da educação, inclusive em situações que afetam diretamente suas vidas pessoais “, destacou.
O Projeto EntreLaços também passa a ser o responsável pela execução do Programa Escola que Protege, do Ministério da Educação, que tem como finalidade o desenvolvimento de estratégias para promoção de segurança e bem-estar nas escolas. A integração entre as ações locais e a política nacional fortalece ainda mais o compromisso de Pernambuco com a criação de ambientes educacionais mais saudáveis, humanos e transformadores.
Fotos em anexo: Josimar Oliveira
Fonte: Assessoria