O governo federal vai lançar, nesta quarta-feira (27), edital para que Estados e municípios pleiteiem por obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O Executivo prevê que R$ 65,2 bilhões do orçamento sejam destinados para essas intervenções nas áreas de Cidades, Saúde, Educação, Cultura, Justiça e Esporte.
O projeto, chamado de “Novo PAC – Seleções” vai ser lançado oficialmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quarta-feira (27), no Palácio do Planalto. Esse investimento faz parte de uma das fases da nova versão do PAC que prevê aporte total de R$ 1 trilhão até 2026, que fecha o final do mandato do petista.
O lançamento desse programa seria realizado, nesta semana, em Belo Horizonte, mas o presidente adiou a viagem em função das dores que sente no quadril. Para reverter esse quadro, ele será submetido, na próxima sexta-feira (29), a uma artroplastia no local.
Os governos estaduais e municipais poderão inscrever propostas no período de 9 de outubro a 10 de novembro de 2023. Entre os 27 tipos projetos que podem inscritos estão aqueles voltados para abastecimento de água, mobilidade urbana, prevenção a desastres naturais (contenção de encostas e drenagem urbana), esgotamento sanitário, escolas e creches, policlínicas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e maternidades.
Fonte: O TEMPO