A comunidade Conceição das Crioulas fica localizada na zona rural de Salgueiro. Há quatro anos, o lugar é visitado por um grupo de voluntários chamado Amigos do Sertão. Acontece sempre perto do Natal. A comitiva, com cerca de 100 pessoas, deixa o Recife com a perspectiva de ajudar pessoas sem acesso facilitado a bens e a recursos financeiros.
Acontece que, a cada ano, quem mais se surpreende ou é tocado pelos encontros em terras sertanejas são os próprios voluntários. Pesquisas feitas em todo o mundo apontam o quanto pessoas solidárias podem ser beneficiadas em sua saúde simplesmente por praticarem o bem. Uma das integrantes da coordenação do Amigos do Sertão, a servidora pública Rita de Cássia de Cavalcanti, 47 anos, sempre lembra, emocionada, da cena de uma criança comendo chocolate pela primeira vez. O alimento foi levado pelos voluntários. “Lá falta tudo. Só não falta fé. A fé faz os problemas parecerem menores. A fé é a palavra-chave”, disse.
O Amigos do Sertão foi criado há cinco anos e hoje cinco casais participam da coordenação. Na primeira viagem, o grupo visitou o município de Pedra de Buíque, também na região. Juntos, decidiram, no ano seguinte, adentrar mais as terras sertanejas em busca de pessoas cujo acesso à saúde, alimento e bens básicos como a água, eram ainda mais dificultados, seja pela distância, seja pela ausência de ações públicas. Encontraram Conceição das Crioulas. É lá onde pretendem permanecer nas próximas ações.
Ao todo, 1.100 famílias receberão doações de redes, cestas básicas, kits de higiene pessoal, kits escolares, roupas e brinquedos.As famílias consideradas mais carentes são identificadas pela igreja católica local. Moram em sítios, cujas distâncias entre eles chegam a dez quilômetros. Entre Salgueiro e Conceição, a distância é de 30 quilômetros e a maior parte da estrada é de barro. O percurso é feito sob uma temperatura média de 37 graus. O cenário nos sítios, contam os voluntários, é formado principalmente por casas de taipa. No lugar de camas, papelões ou lençóis. Por isso a doação das redes.
A viagem está marcada para o dia 13 de dezembro. Os voluntários viajam em dois ônibus para Salgueiro. A volta ao Recife será no dia seguinte.
Saiba como ajudar nas doações
A mobilização para arrecadar recursos e donativos para a viagem começa no início do ano. Este ano, o grupo avançou e tornou-se associação, com regulamento. Quem se interessa em participar como voluntário, ainda pode doar na conta do Amigos do Sertão (banco Itaú 341 agência 0814 conta corrente 18012-1 cnpj 33.483168/0001-54) ou pode ajudar preparando os kits ou mesmo recolhendo junto a amigos doações em bom estado ou novas. (Ascom)