“Guarda civil municipal de Petrolina é referência em todo o país”, afirma secretário durante balanço de ações

0

O secretário-executivo de segurança pública de Petrolina, Cícero Dirceu , participou do Nossa Voz desta quarta-feira (29) e fez um balanço das ações desenvolvidas no ano de 2021. Ele destacou, principalmente o recorde de atuação da Guarda Municipal, que registrou mais de 7 mil ocorrências diretas.

“Do ponto de vista policial, das ações da Guarda Municipal, tivemos um recorde de atuação, com 7.431 ocorrências, o que dá cerca de 21 registros por dia. Os números de segurança pública de Petrolina, comparados a outras cidades do mesmo porte, são melhores, embora haja ainda muito o que fazer, pois, infelizmente, a violência urbana se transformou numa pandemia em nossa sociedade”, afirmou.

Ainda de acordo com o secretário, o número maior de ocorrências foi registrado pela Patrulha da Mulher, seguidos pela patrulha convencional e a ROMU. “O atendimento à mulher registrou,até o dia 30 de novembro, 3547 ocorrências, com 2720 visitas às mulheres que são atendidas por nós, para verificação das condições, ver se está tudo em ordem. Infelizmente, este número, apesar de demonstrar muito trabalho, demonstra também o quanto há violência contra a mulher na cidade. Depois, a patrulha convencional, que atende diversas demandas, registraram 1.753 ocorrências, seguidas pela ROMU, que, com a Operação Catedral, deflagrado no Centro da Cidade com o objetivo de combater o tráfico de drogas no local e em parceria com a PM registraram 1511 ocorrências e apreensão de mais de 600 pedras de crack e 10 kgs de maconha”, afirma.

Dirceu falou ainda do acréscimo de novos guardas-civis municipais e os investimentos realizados com o objetivo de garantir maior agilidade no atendimento das demandas. “Tivemos um acréscimo de 30% em nosso efetivo, com os novos guardas empossados através do concurso que realizamos. Esse aumento foi muito importante para a celeridade do nosso trabalho, bem como os investimentos realizados nos últimos cinco anos, cerca de R$ 6 milhões em tecnologia, materiais, o que nunca ocorreu antes. Petrolina hoje é referência positiva na área da segurança pública municipal, embora haja ainda uma série de ações que precisam ser colocadas em prática para que continuemos nesta liderança”, destaca.