Ao comentar sobre aspectos da política local, o presidente da Abrafrutas e assessor especial do Governo do Estado, Guilherme Coelho (PSDB) destacou as qualidades do mais novo filiado de seu partido. Para ele, o ex-prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PSDB), reúne qualidades importantes para gerir o município, aliando o cuidado com as pessoas à realização de obras. Em entrevista ao Nossa Voz desta quarta-feira (19), ele também comentou sobre o apoio do governo Raquel Lyra (PSDB) na realização do São João de Petrolina, além da expectativa de trazer a governadora para uma visita às festividades juninas da cidade.
“O governo do estado de Pernambuco está investindo R$ 1 milhão no São João, o que demonstra um respeito e o patrocínio de uma festa que é gigantesca e a gente tem que reconhecer que isso tudo começou há muito tempo. Eu lembro que era prefeito e fazia o São João na Orla, em frente ao Círculo Militar e o palco era coberto com uma lona amarela, do mesmo material usado para cobrir carga de caminhão. Ivete Sangalo cantava nesse palco uma vez, quando a gente dava uma chance a ela, porque ninguém a conhecia naquela época. Por isso, eu quero reconhecer que essa chave da estrutura do São João de Petrolina foi Júlio Lóssio que virou. Acontecia de um jeito e ele transformou e, logicamente, os outros governos deram sequência”.
Sobre as eleições municipais, Guilherme Coelho sinalizou que o início do projeto político da sua legenda começou com a filiação de Lóssio. “Esse negócio de política é uma coisa danada, porque estamos no meio do São João e as pessoas ainda falam. Mas está certo. As movimentações estão acontecendo, em todo o Brasil, esse é um ano eleitoral e é necessário se movimentar. Eu fiquei muito feliz com a vinda de Júlio para o partido porque ele tem nome, tem um conceito”.
Ao refletir sobre as ações do aliado nos dois mandados cumpridos na cidade, Coelho exaltou duas ações que considera importantes. “O que é que Júlio Lóssio inventou em Petrolina? Ele teve a coragem que os outros prefeitos, e eu me incluo nessa, não tiveram. Antes só se falava em obras, viadutos, o Bodódromo, Av. Sete de Setembro e Lóssio teve a coragem de dizer que cuidaria de gente, das pessoas. E foi aí que ele colocou na cabeça a ideia de realizar o Nova Semente, cuidando da primeira geração. É dito pelos maiores estudiosos do mundo que se você quer ter retorno em alguma coisa, é necessário investir na formação das crianças. O retorno é garantido e foi o que ele fez com o Nova Semente, espalhando creches na cidade inteira. Quando ele investe na criança, está investindo na família, deixando a mão trabalhar tranquila sabendo que seu filho está sendo bem cuidado”.
A atração de investimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida, na gestão de Dilma Rousseff (PT) é outro pilar dessa gestão. “Ele também teve coragem e fez o maior programa habitacional da cidade. Esse negócio de aluguel é a coisa mais perversa que eu conheço, você fica pagando por algo que não é seu. Então, nesse período, ele fez mais de 10 mil ou 15 mil moradias, onde as pessoas estão pagando devagarzinho e tem o seu teto. Portanto, Júlio Lóssio teve coragem de fazer as obras e cuidar das pessoas e isso é uma coisa que reconheço”, asseverou.