Após realizar um balanço sobre o crescimento do agronegócio e os frutos de sua viagem à Rússia, no 4° Encontro dos Consultados da CIM consultoria Manga Brasil, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, foi surpreendido com uma homenagem realizada pelos coordenadores do evento.
Inicialmente, Guilherme Coelho fez uma avaliação sobre o mercado de 2021, comparado ao ano de 2020, período crítico da pandemia, ressaltando os índices crescentes e positivos para exportação.
“No ano de 2021 em relação ao ano de 2020, o crescimento do Brasil em exportação foi muito bom, tivemos um crescimento de 20% em dólar e de 18% em volume de frutas. Batemos o recorde de 1 bilhão e 60 milhões de dólares expostos. O que me deixa muito orgulhoso, é de que 40% de todas as exportações de frutas, saíram do Vale do São Francisco”, informou o presidente da Abrafrutas.
Durante sua fala, Guilherme fez um balanço sobre sua viagem com a comitiva do presidente Jair Bolsonaro à Rússia. “Passei três dias em Moscou, entre tantos assuntos que foram tocados, participei ativamente de reuniões com empresários russos, que são os maiores produtores de fertilizantes do mundo. Conversamos bastante para que eles aumentem a nossa necessidade de adubos ”
Após declarações sobre a viagem na comitiva do presidente da república, Guilherme Coelho foi homenageado pelos organizadores do evento. “Sucesso é passar para frente sem passar a perna em ninguém, é subir e chegar no ponto sem pisar em outro alguém “. Foi com essa frase que o poeta petrolinense Rodrigo Frazzão, iniciou a poesia em homenagem a Guilherme Coelho.
Com os olhos do mundo voltados para a tensão entre Rússia e Ucrânia, Guilherme disse que a agricultura era a sua prioridade em qualquer circunstância. “Eu agradeço muito, me sinto emocionado. Quando vinha para cá, minha mãe disse ‘Guilherme, você vai mesmo para esse negócio?’ e eu disse ‘ Mamãe, você precisa entender que a paixão que tenho pela agricultura é enorme” , contou.
Emocionado, Coelho agradeceu a homenagem. “Eu agradeço de coração a todos vocês por essa homenagem e contem comigo, eu quero estar ao lado de vocês. Eu conheço a agricultura, eu sou agricultor, eu não tenho limites nenhum para que possamos fazer uma agricultura cada vez melhor”, afirmou o presidente da Abrafrutas.
Confira os vídeos:
O evento segue até amanhã, no Nobile Suites Del Rio, em Petrolina. Confira a programação:
8:00 – Abertura
8:10 – Boas vindas empresas Ouro: FMC, Agrotechnica, SUMITOMO
8:20 – APRESENTAÇÃO Empresas Diamante: Artal e BAYER
8:45 – MANEJO DE PRAGAS
DR. CARLOS – UNEB
DR. EUDES – EMBRAPA
DRA. BEATRIZ PARANHOS – EMBRAPA
10:00- Coffee-break
10:20 – Apresentação Empresas Diamante: BIOCROSS e SYNGENTA
10:40 – DOENÇAS DA CULTURA DA MANGA
Dra. MERIDIANA – UNEB
DRA. ANA ROSA – UNEB
DR. ALEXANDRE CAPUCHO – UNIVASF
12:00 – Intervalo Almoço
14:00 – Boas vindas empresas Ouro: Tecnifertil e Green HAS
14:15 – Apresentação Empresas Diamante: BIOSFERA, BASF e GAMUNDI
14:40 – PROBLEMAS POS COLHEITA E NOVAS VARIEDADES PARA O MERCADO
EUZEBIO – OPEN FRUIT
DR. GAVA – EMBRAPA
Glauber Silva – Amazon
DR. VALDNER – UNIVASF
15:50 – ESTRESSES ABIÓTICO, COMO PROMOVER MELHOR FOTOSSÍNTESE DAS PLANTAS
DR. FERNANDO DANIEL – FW CONSULTORIA
17:00 – ANALISES DE ELEMENTOS LIGADOS E IMPORTÂNCIAS DAS ANÁLISES DE SOLO E FOLHA
WELDER – SOLOAGRI
17:45 – ENCERRAMENTO/ AGRADECIMENTOS
18:00 – COQUETEL DE ENCERRAMENTO