Guilherme Coelho lidera grupo de fruticultores em viagem à China para estreitar relações comerciais com o mercado do país

0

Protutores de frutas do Vale do São Francisco estão na cidade de Xangai para prospecção e promoção de negócios no mercado chines. A missão comercial, realizada pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), iniciou no dia 12 maio e vai até está segunda-feira (19).

De acordo com o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, o principal objetivo da missão é ampliar e aprofundar o conhecimento sobre o mercado consumidor chinês, principalmente as cadeias de uva e melão. “Estamos conversando diretamente com importadores, visitando centros de distribuição e supermercados para ver os tipos de embalagens, verificando quais os meses que os chineses querem receber as frutas. Enfim, queremos entender bem as necessidade e peculiaridades do mercado para atendê-lo com a mesma eficiência que já atendemos a outros países e o nosso próprio mercado interno”, comentou.

“Estamos conhecendo um pouco mais sobre esse gigante da Ásia em termos de população e consumo. E voltamos para o Brasil com muito conhecimento na bagagem e com uma oportunidade de crescermos ainda mais nas exportações e fazer a diferença no Vale do São Francisco ampliando o nosso mercado” afirmou o empresário e presidente da Cooperativa Agrícola Nova Aliança (Coana), Edis Matsumoto.

A missão, que conta com 41 exportadores de frutas de várias partes do Brasil, incluiu uma visita a SIAL CHINA 2025, feira internacional de alimentos que ocorre em Xangai, além de encontros com empresas importadoras, centros atacadistas de frutas na região, estabelecimentos de varejo e com empresários de vários elos dentro da cadeia de suprimentos do setor de frutas e derivados.

Missão do Governo Federal

Guilherme Coelho também participou dos compromissos da agenda do Governo Federal em Pequim para ampliação e fortalecimento das relações comerciais com a China. A programação iniciou no dia 12 de maio com o Seminário Empresarial Brasil-China. Autoridades políticas, como o presidente Lula e os ministros Carlos Fávaro e Silvio Costa Filho, dialogaram com mais de 700 empresários dos dois países.

Já no dia 14 de maio, foi dado um passo importante para o fortalecimento da fruticultura com a assinatura do acordo de cooperação entre a Abrafrutas, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ABP) e a Câmara de Comércio Chinesa de Alimentos e Produtos Nativos (CFNA). A parceria estabelecerá uma estrutura de cooperação em áreas de interesse mútuo relacionadas à indústria de frutas, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável, aprimorar as capacidades da indústria e fomentar as relações comerciais.

A assinatura aconteceu durante o Diálogo Brasil-China sobre Segurança Alimentar. Promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o evento contou com a participação do presidente da agência, Jorge Vianna, e representantes de entidades brasileiras e chinesas de diversos segmentos do agronegócio.

Fonte: Assessoria