Hemoba reduz prazos para doadores de sangue com tatuagens e piercings; Saiba as unidades no interior do estado

0

A Fundação Hemoba anunciou a redução do prazo de inaptidão para doadores de sangue que fizeram tatuagens, micropigmentação, maquiagem definitiva ou piercings. A partir de 16 de setembro, o intervalo para doação caiu de 12 para 6 meses, desde que os procedimentos sejam realizados em estúdios licenciados pela Vigilância Sanitária e que cumpram todas as normas de segurança, como o uso de materiais descartáveis e a esterilização adequada.

Para piercings na cavidade oral ou região genital, o prazo de inaptidão permanece em 12 meses após a retirada, devido ao risco elevado de infecção.

Em 2023, a Hemoba registrou 66.501 candidatos à doação de sangue, com 19.814 inaptos, dos quais 1.566 por causa de tatuagens ou piercings. Em 2024, entre janeiro e agosto, 916 pessoas foram consideradas inaptas pelo mesmo motivo. Com a mudança, a expectativa é aumentar o número de doadores, principalmente entre os jovens.

Campanha “Antes de riscar, venha doar”

Para incentivar a doação de sangue antes da realização de procedimentos estéticos, a Hemoba lançou a campanha “Antes de riscar, venha doar”. A iniciativa busca conscientizar sobre a importância da doação antes de realizar tatuagens ou piercings, além de promover a escolha de estúdios licenciados pela Anvisa. “É essencial que os doadores façam a doação antes da tatuagem e voltem a doar após seis meses”, afirma Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Hemoba. A campanha conta com o apoio de estúdios de tatuagem e estética que incentivam seus clientes a se tornarem doadores.

Para horários de atendimento nas 21 unidades no interior, consulte o site da Hemoba

(Foto: ASCOM Hemoba / Aline Santos)