Herbário do Sertão Nordestino fortalece acervo e pesquisa com revisão botânica especializada

0

O Herbário de Referência do Sertão Nordestino (HRSN), vinculado ao Centro de Estudos em Biologia Vegetal (CEBIVE) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE), alcançou mais um marco significativo na conservação e na pesquisa da biodiversidade do bioma Caatinga. A instituição recebeu a colaboração do biólogo e taxonomista Dr. Pedro Joel Filho, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para a atualização e identificação de grupos botânicos da coleção.

A iniciativa, financiada pelo edital de Seleção de Pesquisadores para Visita a Herbários Parceiros do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (INCT-HVFF), possibilitou que o especialista realizasse uma revisão criteriosa de mais de 800 amostras da família Cyperaceae, tendo a correção de 200 delas. Com ampla expertise nessa família botânica, Pedro Joel trouxe precisão e confiabilidade às identificações do acervo do HRSN, fortalecendo ainda mais a base científica para estudos futuros.

O trabalho desempenhado pelo especialista amplia a capacidade do HRSN de fornecer informações detalhadas sobre a flora da Caatinga, fundamental para a sustentabilidade ambiental do Sertão Nordestino. Durante sua visita aos herbários HVASF, HRSN e ao HTSA, ele explicou o objetivo principal: “estou revisando as coleções para atualizar as identificações, especialmente da família Cyperaceae, com a qual trabalho. Essa família é relevante tanto para ambientes úmidos quanto secos, mas apresenta alta dificuldade de identificação devido às características micromorfológicas, exigindo especialistas para análises precisas. Essa revisão é essencial para o avanço científico e a preservação da biodiversidade local”, explicou Pedro. 

Para a Gerente de Planejamento e Novos Projetos do CEBIVE, Liliane Lima, essa iniciativa reflete a importância das parcerias acadêmicas e do investimento em ciência para a preservação dos recursos naturais. A colaboração com o INCT-HVFF fortalece não apenas o acervo do HRSN, mas também a rede nacional de herbários que trabalha em prol da documentação e valorização da flora e dos fungos do Brasil. “A parceria com o INCT tem se mostrado essencial para o fortalecimento da pesquisa da conservação da flora do sertão nordestino. A vinda do taxonomista Pedro Joel, especializado na família Cyperaceae, ao HRSN, possibilitou a atualização e identificação da nossa coleção, além de uma valiosa troca de conhecimento, pois durante esse processo aprendemos características que nos ajudam a diferenciar espécies comuns de Cyperaceae presentes na Caatinga. Essa colaboração, que também envolve outros herbários do sertão pernambucano, fortalece as ações de preservação, amplia o impacto das pesquisas, valorizando ainda mais a biodiversidade da nossa região”, concluiu Liliane.