O número de homicídios em Petrolina apresentou uma queda significativa de 55% no mês de agosto deste ano, com 9 ocorrências registradas, conforme informações divulgadas pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS). No mesmo período de 2023, foram contabilizadas 20 Mortes Violentas Intencionais (MVI). No acumulado de 2024, houve uma retração de 5,73%, com os casos passando de 122 para 115. Esses números mostram uma tendência de redução nos homicídios no município, sendo agosto o mês com o menor índice do ano até o momento.
Em relação aos crimes patrimoniais, a tendência também foi de diminuição ao longo de 2024. No mês de agosto, foram registrados 80 Crimes Violentos Patrimoniais (CVP), número que só é superado por julho, que apresentou 79 ocorrências. Esses dois meses registraram os menores índices do ano, mas, no comparativo com 2023, ainda se observa um aumento nos números desse tipo de crime.
As autoridades locais, por meio do programa “Juntos pela Segurança”, vinculado à SDS, afirmam que as ações e protocolos de combate à violência estão sendo revisados constantemente para garantir melhores resultados. “Estamos revisando protocolos e ações integradas na busca diária por melhores resultados”, informou a equipe responsável pelas iniciativas de segurança no município.