O hospital de campanha da Prefeitura de Petrolina completou nesta quinta-feira (25) um mês de funcionamento. Montado no espaço Monte Carmelo, no bairro Pedra do Bode, o hospital funciona 24 horas e recebe pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19 com sintomas leves, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nos primeiros 30 dias, a unidade já realizou 31 atendimentos e nunca atingiu 10% de sua capacidade total de internamentos.
Com 100 leitos de enfermaria, o hospital está com dois pacientes internados na manhã desta quinta-feira. A unidade conta com profissionais de saúde capacitados para o atendimento, com atenção integral em todas as suas necessidades.
O hospital de campanha atende a população de Petrolina oferecendo leitos de baixa complexidade, garantindo o devido cuidado aos pacientes. Pessoas confirmadas com covid-19 ficam em uma ala separada dos suspeitos.
Homens são maioria entre pacientes já atendidos no hospital de campanha, e o tempo de internamento, em média, é de quatro dias. O hospital já recebeu pacientes na faixa etária de 24 a 88 anos e precisou realizar apenas cinco transferências para outras unidades.
Familiares
Diante da possibilidade de infecção e disseminação do novo coronavírus durante visitas, os pacientes com o novo coronavírus não podem receber visitas. Para que, apesar da distância, eles se mantenham em contato com os familiares, o hospital usa a tecnologia para humanizar e diminuir a distância entre pessoas internadas.
São feitas regularmente videochamadas do hospital para um familiar de cada paciente. Além das chamadas de vídeo, a equipe de assistência social faz ligações para passar o quadro geral do paciente e o familiar também pode falar com o médico. (Ascom PMP)