Hospital Dom Malan em Petrolina realiza do ‘Dia do Desejo’ para crianças em tratamento de câncer e doenças raras

0

O Hospital Dom Malan (HDM), pertencente à rede estadual de saúde em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, realizou na tarde desta segunda-feira (16) o “Dia do Desejo”. O evento foi criado no ano passado como parte das ações de humanização no atendimento da unidade de saúde envolvendo os próprios funcionários do Hospital, o voluntariado da unidade e sociedade que aderiu à campanha.

 O HDM Ismep atende por dia cerca de 5 pacientes em tratamento de quimioterapia. São cerca de 30 crianças por mês entre oncologia e doenças raras, que escreveram cartas manifestando o seu desejo de Natal.  “Nosso objetivo é trazer alegria às crianças que passam por longos tratamentos de saúde e longe de casa não vivenciam o natal como gostariam. O ‘Dia do Desejo’ é uma força tarefa dos voluntários que  pensam em alegrar essas crianças, atendendo o pedido do jeitinho que elas querem, como faria o Papai Noel, ” frisou Íngride Lima, diretora administrativa do HDM Ismep.

 Jeane Rodrigues, de 39 anos, é mãe de Abraão, de 8, paciente oncológico. Para ela, o  ver o sorriso do filho ao realizar o sonho de ganhar uma bicicleta é felicidade em meio a batalha contra o câncer. “Nós estamos vivendo uma nova batalha contra a doença, e todos os dias a gente vence um pouquinho. Esse momento é importante para ele e para mim é mais feliz ainda por estar compartilhando essa alegria, ” frisou.

A servidora pública aposentada, Fátima Pitombeira viu a campanha do Dia do Desejo num telejornal e ficou comovida. Reuniu amigos do Apostolado da Oração, entre eles Marli Rodrigues, Danilo Coelho, Auxiliadora Fonseca, e juntos, realizaram o desejo de uma adolescente que trata um câncer no HDM Ismep. “ Quando eu vi a entrevista natv, isso me tocou muito. Eu me sinto útil e feliz por encontrar pessoas que querem parte parte dos sonhos dessas crianças. Muitos amigos nos ajudaram porque o valor era mais elevado e rapidamente nós compramos, ” contou. 

Feliz da vida também está Sílvia Martins, de 30 anos, mãe de Davi, de dois anos e meio. Ela escreveu a cartinha do desejo. “Ele gosta muito de bicicleta, e sempre que vê os primos brincando, quer brincar também. Então sei que ele ficou feliz em ganhar uma,” contou.

Dia do Desejo

O ‘Dia do Desejo’, foi implantado no ano passado no Hospital Dom Malan administrado pelo Instituto Social Medianeiras da Paz – Ismep, Além dos próprios funcionários do Hospital, voluntários adotaram as cartinhas e atenderam os desejos das crianças. 

Assessoria de Comunicação do HDM / ISMEP