O Hospital Dom Malan, que integra a rede estadual de saúde em Petrolina, realizou 518 cirurgias no mês de junho, de acordo com o relatório mensal de prestação de serviços divulgado nesta segunda-feira (15). Esse número ultrapassa a meta de 510 cirurgias do referido mês, entre eletivas e de urgência.
O atendimento de urgência e emergência da unidade, que tem gestão do Instituto Social das Irmãs Medianeiras da Paz (Ismep), somou 4.168 pessoas em junho. Contando as duas triagens, 2.878 foram atendimentos no Pronto Socorro Infantil (PSI) e 1.648 na obstetrícia.
Também foram registrados 580 partos realizados no HDM Ismep no mês de junho. A maior maternidade de Pernambuco em volume de partos é referência materno-infantil para 53 municípios que compõem a Rede PEBA (rede de hospitais de Pernambuco e Bahia conveniados ao Sistema Único de Saúde – SUS).
De acordo com o relatório mensal de serviços, foram realizadas 2.176 consultas ambulatoriais em diversas especialidades médicas, como ginecologia, pediatria, neurologia e psiquiatria.
A equipe multidisciplinar, composta por profissionais de nutrição, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, serviço social e enfermagem, somou 604 atendimentos.
No Pronto Socorro Infantil, o maior número de atendimentos ainda é de crianças com sintomas de síndromes respiratórias agudas, que começaram a aumentar no mês de fevereiro e se intensificaram com a mudança de clima na região, e que devem se estender até o final deste mês de julho. (Ascom HDM/Ismed)